ALERGIA AO TRIGO? DOENÇA CELÍACA X SENSIBILIDADE A GLÚTEN

Описание к видео ALERGIA AO TRIGO? DOENÇA CELÍACA X SENSIBILIDADE A GLÚTEN

ALERGIA AO TRIGO? DOENÇA CELÍACA X SENSIBILIDADE A GLÚTEN

Você passa mal quando come farinha? Comeu um pãozinho, um bolinho, uma macarrão que seja e pronto. Ficou estufada, teve gases, quase morreu de azia e refluxo? Ou você comeu a mesma coisa e deu coceira? Talvez o sintoma seja dor na região da barriga?

Todos esses sintomas são alertas de que a sua digestão de algum componente desses alimentos não está te fazendo bem. Você não está digerindo bem.

Essa má digestão pode ser pontual ou ainda pode ser algo mais sério como Doença Celíaca ou alergia ao trigo. Nesse vídeo quero te mostrar as diferenças clássicas entre Sensibilidade ao Glúten não Celíaca, Doença Celíaca e Alergia ao Trigo.
Os sintomas são muito parecidos mas um bom médico conseguirá te diagnosticar com facilidade. Mas para isso você precisa levar as informações corretas. É isso que você irá aprender aqui.
Primeira coisa: O que é GLUTEN? O glúten é a combinação de duas proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta.

É a principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e no malte (subproduto da cevada). Na verdade, o prejudicial ao intestino do paciente com a doença celíaca são as “partes do glúten”, que recebem nomes diferentes para cada cereal. Elas agridem e danificam as vilosidades do intestino delgado, além de prejudicar a absorção dos alimentos.
Nos alimentos, o glúten tem a função de deixar a massa mais elástica e resistente para ser trabalhada e esticada. Além de ajudar no crescimento e na textura macia, como no caso do pão e dos bolos. Importante lembrar que ele não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos. E, por este motivo, uma dieta com restrição deve ser seguida à risca.

A Doença Celíaca é uma doença autoimune. Isso quer dizer que o próprio sistema imunológico da pessoa se ataca quando apresentado ao glúten. Ou seja, teve contato com o menor fragmendo que seja? Reação imunológica hiperativada. A doença celíaca é genética e por isso, caso a pessoa tenha parentes como a mesma doença, deve relatar ao médico e fazer os exames para diagnóstico. Normalmente quem tem uma autoimune também tem outras. Hipotireoidismo de Hashimoto, fibromialgia, psoríase... Essa doença afeta de cara o intestino delgado, diminuindo as vilosidades e causando inflamação. É como se a cada contado da pessoa com o glúten, o sistema imunológico dela “comesse” um pedacinho das vilosidades intestinais. No médio e longo prazo a pessoa apresenta perda de peso, anemia e desnutrição já que perde a capacidade de absorver nutrientes.

Os exames para diagnosticar a doença são anticorpos Anticorpos anti-gliadina (AGA), anti-endomísio (EMA) e anti-transglutaminase tecidual (tTG). Muitas vezes também são utilizados os antigenos HLA DQ2 e HLA DQ8 e que fazem parte de um diagnostico de exclusão. Se derem negativo raramente a pessoa é celíaca, mas se derem positivo precisa cruzar com os outros resultados. Além disso é necessária uma biópsia das vilosidades intestinais para ver se há dano e assim fechar o quadro.

Já a sensibilidade não celíaca é uma dificuldade na digestão da proteína. Essa má digestão pode causar bastante desconforto e dor. Os sintomas estão basicamente relacionados ao processo de digestão, contudo são bem parecidos com os sintomas da DC e por isso é importante fazer os exames. Na SGNC os testes sorológicos são negativos e a biópsia intestinal é normal. Em alguns casos, como o meu por exemplo, alguns anticorpos darão positivo e isso não quer dizer que eu seja celíaca, porém já diz que meu corpo tem atacado mais do que deveria aquela molécula e é hora de pensar se vale a pena arriscar. É decorrente da má digestão do glúten

Sensibilidade:
Alteração gastrointestinal causada pelo glúten
Diagnóstico é clínico
Será tratado retirando os alimentos com a presença de glúten.
Sintomas: Dor no estômago, inchaço na barriga, excesso de gases, refluxo, vômitos e diarreia.

Doença Celíaca:
Doença autoimune inflamatória
É uma resposta imunológica ao glúten quando este entra em contato com o intestino.
Diagnóstico por meio da biópsia do intestino delgado e exames laboratoriais.
Sintomas: Diarreias com perda de gordura nas fezes, vômito, perda de peso, inchaço, anemia, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de cabelo, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual como consequência da desnutrição.
Qual o tratamento? Ausência total de alimentos com glúten
Por fim, algumas pessoas tem alergia ao trigo e isso não tem nada a ver com o glúten.
A reação também é imunológica mas mediada por anticorpos do tipo IgE e os sintomas são bem característicos de alergia mesmo. Coceira, vermelhidão, bolhas e pode haver anafilaxia que é a reação brusca e seguida de dificuldade de respirar.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке