Olá, pessoal
Hoje levei vocês para visitar a obra de um galpão industrial junto com o Nelson, o mestre dessa obra.
O cliente vai centralizar todas as operações deles aqui nesse galpão. É uma estrutura em pré fabricado, o fechamento em bloco de concreto que preserva a estética do projeto, além da agilidade, eficiente e qualidade do produto final.
Quero mostrar a etapa construtiva que estamos. Essa parte que nós segmentamos para atender as normativas dos bombeiros:
-Estamos finalizando a terraplanagem
Já jogamos todo o pó de pedra. (Inclusive ao fundo o pessoal esticando a linha e nivelando para deixar no nível correto para que possamos entrar com as próximas etapas.
Do outro lado, esticamos a lona que serve para evitar a perda de água, ou seja, a absorção do solo da água. Evita a retração rápida do concreto, por isso o concreto cura com o tempo necessário e adequado.
Por isso esticamos a lona e a próxima etapa é a armação, nessa obra adotamos uma malha média que tem 10x10 (Q138). E nessa malha é possível reparar o transpasse de dois gominhos uma para a outra, e ai amarramos conforme vocês conseguem observar no vídeo.
Também é possível perceber o espaçador para que o concreto tenha o recobrimento mínimo tanto na parte inferior quanto na superior.
Normalmente esse recobrimento é 1/3 da altura do concreto. O espaçador tem 2,5, então com a armação ele vai acabar com os três mesmo.
Alguns detalhes importantes para garantirmos a eficácia da aplicação do concreto nesse piso:
1. Todos os pilares e contornos serão rodeados com isopor para que ele não grude na parede e poder trabalhar, ou seja, retrai, esquenta, esfria e com isso pode trincar.
2. Todos os reforços, esses dentinhos, determinados no projeto é claro, tem três ferrinhos que colocamos na diagonal no mesmo princípio de uma porta mesmo. Do sentido da verga para que possamos fazer esse reforço para não trincar.
Aqui nessa obra são aproximadamente serão mil metros cúbidos de concreto. Muita coisa, né?
Outro detalhe, as cantoneiras para deixar preparado e não terminar o concreto direto nela, porque vão passar várias máquinas, e esse atrito acaba quebrando a quina do concreto, e pequenas quebras acumulam e quando percebemos perdemos o concredo.
E essas cantoneiras estão ai para que o caminhão faça impacto na cantoneira e não no concreto.
3. Sobre a logísitca do concreto, nessa obra provavelmente trabalharemos com duas bombas para fazermos uma logistica legal. O concreto será 35MPA, Slamp convencional.
Nessa obra temos uma preocupação muito grande porque provavelmente teremos que usar um endurecedor de superficie sobretudo pelo tipo de uso do galpão para podermos preservar mais o concreto.
Outra preocupação são os módulos que serão cortados. Depois de pronto, cortamos o piso com o mesmo princípio de não encostar na parede, para ele não trincar.
4. Essa etapa ainda não está completa, tem os reforços, ainda vamos colocar a cada 80cm vamos colocar treliça e em cima dessa malha vem a outra porque trabalha de maneira positiva.
Essa etapa ainda está em processo.
Esses vão nas paredes vão as janelas venezianas, só que para instalar posterior o concreto para não ir sujeira, respingos e poeira nelas.
A parte externa ainda não pavimentamos, mas dá pra ver o estoque de tela e essas serão as próximas etapas.
Você gostou deste vídeo?
Deixe seus comentários.
Compartilhe com os seus colegas de profissão.
Me deixe saber se você quer que eu aborde algum tema da construção civil aqui no canal.
Me siga nas redes sociais:
Facebook: / clubedoengenheiro.pa
Instagram: / clubedoengenheiro.pa
Até a próxima! (:
Информация по комментариям в разработке