Duo Siqueira Lima

Описание к видео Duo Siqueira Lima

Em janeiro de 2023, Sérgio Abreu partiu, deixando um legado inigualável como um dos mais importantes instrumentistas e luthiers da história brasileira. Neste programa, o Duo Siqueira Lima de Violões, um dos mais importantes do mundo, presta homenagem a Sérgio tocando obras de Bach, Haffter, Debussy, Scarlatti e Charles Chaplin (arranjo de Sérgio Abreu), bem como obras brasileiras estreadas pelo Duo de Marco Pereira e Sérgio Assad, entre outros. Este recital terá a apresentação do luthier Ricardo Dias.

Saudações da Equipe da AV-Rio

A Associação de Violão do Rio apresenta:

Série AV-Rio Coletiv@s: Duo Siqueira-Lima.
Homenagem a Sergio Abreu

Data: 11 de novembro de 2023
Sala das Sessões do CCJF-Rio


PROGRAMA. Apresentação: Ricardo Dias

J. S. Bach - Chorale Prelúdio BWV 751 *

Domenico Scarlatti - Sonata K.466 *
Sonata K.33 *

Ernesto Haffter - Danza de la Gitana *
Danza de la Pastora *

Sergio Assad - Três Cenas Brasileiras
I. Ouro Preto **
II. Congada de Chico Rei **

Charles Chaplin - Therry’s Theme from Limelight (arranjo: Sergio Abreu)

Claude Debussy - Arabesque N.1*

Marco Pereira - Ekatê **
Curupira **
Pererê

Dominguinhos - Lamento Sertanejo / Nilopolitano *

Arr. Fernando de Lima
** Obras estreadas pelo duo

DUO SIQUEIRA LIMA
Ganhador no Brasil do Prêmio “Profissionais da Música 2015” e do “Brazilian International Press Awards 2014” nos Estados Unidos, o Duo Siqueira Lima é um duo de violões que ultrapassa barreiras de períodos e estilos musicais.

A uruguaia Cecilia Siqueira e o mineiro Fernando de Lima se conheceram no “II Concurso Internacional de Violão Pro-Música/SESC”, em 2001, na cidade de Caxias do Sul (RG), onde surpreendentemente dividiram o primeiro prêmio. Este acontecimento foi decisivo para a formação do duo e o início de uma promissora carreira internacional. Em 20 anos de trabalho o duo tem se apresentado pela América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. São solicitados para festivais dedicados ao violão em todo o mundo e já atuaram em palcos como da Sala São Paulo (São Paulo), Lincoln Center (Nova Yorque), New World Center (Miami), Salle Paderewski (Lausanne – Suiça), University Main Building (Uppsala - Suécia) e Het Concertgebouw (Amsterdam).

A total dedicação à este trabalho os permitiu desenvolver um extenso repertório que em grande parte está registrado em seus seis álbuns. Além dos lançamentos independentes, gravaram para os selos GHA Records (Bélgica) e GuitarCoop (Brasil). O CD “The Art of Duo Siqueira Lima” (GC – 2016), onde registraram a versão inédita feita pelo próprio duo da Bachianas Brasileiras N. 4 de Heitor Villa-Lobos, foi muito bem recebido pela crítica, sendo considerado pela revista francesa “Guitare Classique” como um dos melhores álbuns de violão daquele ano.

Desde o início dessa parceria, Fernando e Cecilia tem focado na elaboração de arranjos de diversos estilos e períodos da história da música, lançando seus dois últimos álbuns com obras inéditas para dois violões de grandes compositores brasileiros, em sua maioria escritas especialmente pra eles. No CD “Violonístico” (2022), gravaram peças de Sergio Assad, Geraldo Ribeiro, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Elodie Bouny, Guinga e João Luis. Já no mais recente: “Dois Violões em Concerto” (2023), registraram a versão inédita para dois violões e orquestra do “Concerto N. 3” de Radamés Gnattali e “Portais Brasileiros 4”, de André Mehmari, para dois violões e pequena orquestra, e que foi escrita e dedicada ao duo.

E em meio a estes dois projetos ambiciosos eles também realizaram a estreia europeia da Fantasia Concertante para Dois Violões e Orquestra - as “Lendas Amazônicas” - de Marco Pereira com a Gävle Symfoniorkester no Uppsala Internationella Gitarrfestival – em Uppsala, Suécia.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке