Antes da fama dos dois andares trazida pelos Busscar panorâmico DD e atual Vissta Buss DD, Marcopolo Paradiso 1800DD e Comil Invitus DD, todos agora com até 4 eixos e 15metros, os primeiros ônibus de dois andares do mundo eram urbanos, como os de Londres, assim também foi no Brasil no ano de 1928, no Rio de Janeiro, com o Light Imperial apelidados de Chopp-Duplo.
Já em meados de 1987, encomendado pela CMTC surgiu o Thamco O.D.A (ônibus de dois andares), que recebeu o apelido popular de Fofão, operando em algumas cidades brasileiras. A Thanco também criou o primeiro dois andares do Brasil, o Gemini, em 1989 com chassi Scania K 112TL e 13,2 metros, para brigar por rotas dominadas pelos Marcopolo Paradiso G4 e o Nielson Diplomata 380, que tinham capacidade para no máximo 49 passageiros, no entanto, não teve sequência a partir de 1990 devido a falência da fábrica, sendo produzidos pouco exemplares.
Antes do primeiro ser construído no Brasil, um modelo estrangeiro começou a circular por aqui em 1985, o alemão Neoplan da Chilebus com motor mercedes V-10, fazendo Santiago Rio de Janeiro. Atualmente a mesma Chilebus percorre o trecho com modelos de carroceria chinesa Zongtong Navigator com chassis Cummins .
Em 1995 foi lançados o primeiro rodoviário de dois andares do Brasil fabricado em escala comercial, o Marcopolo 1800DD, que reinou sozinho no seguimento até 1998, quando a BUSSCAR lançou seu primeiro dois andares, o Panorâmico DD, trazendo linhas modernas, a Marcopolo por sua vez, lançou a geração 6 no ano 2000, com estrutura e design para atender os padrões europeus, e dentre os modelos estava o novo Paradiso 1800DD.
No ano 2009, a Busscar lançou o seu novo modelo panorâmico DD, admirado pelo designer e qualidade, más sua sobrevida no Brasil não seria muito longa devido a falência da marca, o último Panorâmico saiu da linha de produção da Busscar em 2012. Enquanto a Marcopolo lançava os últimos modelos da geração 7, com a renovação no Paradiso 1800DD, modelo líder do mercado brasileiro vendido também em vários continentes.
Após a falência da Busscar do Brasil, no entanto, a Busscar da Colômbia permaneceu em operação, lançando renovações futurísticas e muito bem produzidas do ônibus de dois andares panorâmico DD, como os BusStar DD S1.
A Comil lançou em 2012 seu primeiro dois andares, o Campione DD, com design moderno se tornaria o principal concorrente do Marcopolo, fabricado no Rio Grande do Sul também conquistaria mercado em países vizinhos.
No ano 2016 a Comil dando continuidade ao sucesso de seu modelo lançou o novo topo de linha Campione Invictus DD, já a Marcopolo, ao Final do ano 2016, aproveitando-se da modificação na legislação que passou a permitir ônibus rodoviários de até 15 metros de comprimento, lançou o primeiro modelo nessa dimensão, o paradiso1800DD G7 8x2.
Logo no ano seguinte, 2017, a Comil também lançou sua versão 15 metros, o Campione Invictus DD 8x2, todas as fabricantes Scania, Mercedes e Volvo ofereciam os novos chassis 8x2 de 15 metros.
Em 2018, a Marcopolo atualizou sua linha lançando o new G7, sem mudanças muito grandes, más pontuais em estética, aperfeiçoamentos em conforto e estrutura.
Também em 2018, a nova Busscar apresentou seu modelos Vissta Buss, dentre eles, o DD, lançado primeiramente com 14 metros, e em seguida também em versão 8x2 de 15 metros.
O preço de um ônibus de dois andares, depende da configuração, assim como escolha dos chassis, ficando geralmente em torno de R$ 1 milhão. Se os veículos tiverem adaptações especiais, com salas, equipamentos eletroeletrônicos (DVD, TV LED, Blue Ray) e até pequenos estúdios (solução adotada por bandas), os valores podem ser superiores.
CONTATO: [email protected]
FACEBOOK: / qravolantao
Информация по комментариям в разработке