Sessão 1 - Seminário Núcleo Materna - Mães universitárias organizadas no ciberespaço

Описание к видео Sessão 1 - Seminário Núcleo Materna - Mães universitárias organizadas no ciberespaço

Mithaly Salgado Corrêa (Mestranda do ProPEd/UERJ)
Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ com fomento da CAPES pelo Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/CAPES). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Gênero e Sexualidade na Cibercultura - JEGESC/UERJ. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio De Janeiro - UFRJ (2023). Fundadora e Coordenadora do Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade - Núcleo Materna. Idealizadora e Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Universitária "Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães" da UFRJ. Pesquisa Movimentos de Mães Universitárias em/nas redes e ciberfeminismo como estratégia de resistência, com foco em desigualdades educacionais no ensino superior.

Título completo: Mães universitárias organizadas no ciberespaço: a construção de estratégias de permanência-resistência em tempos de cibercultura

Resumo: A pesquisa, em fase inicial, investiga as estratégias de permanência de discentes mães universitárias que se organizam em/nas redes através de movimentos materno-universitários. Esses movimentos atuam no ciberespaço publicizando narrativas de mães nas universidades, mobilizando ações culturais, políticas e formativas e discutindo estratégias de resistência para a construção de políticas educacionais que promovam a permanência de mães na educação universitária. Operando através da cartografia online, ancorada por aportes pós-estruturalistas e utilizando a interseccionalidade como ferramenta analítica, a investigação tem como objetivo mapear as narrativas produzidas com/pelas mães no interior dos movimentos materno-universitários, sendo subsidiada pelos conceitos de cibercultura, gênero e maternidade. Uma análise preliminar das narrativas dessas mulheres identifica a existência de uma complexa rede de solidariedade e resistência engendrada por esses movimentos no ciberespaço.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке