#egito, #egitoantigo, #antigoegito,#curiosidades, #historia, #arqueologia, #egipto, #egiptologia, #menphis, #valedosreis, #saccara, #rionilo, #amenhotep, #ramses, #tutankhamun, #tutankhamon, #akhenaton, #nefertite, #nefertiti, #semenkare, #hatshepsut, #tutmoses, #pharaoh, #farao, #deuses, #deusa, #luxor, #hathor, #meritaton, #cambisesII, #planaltodegize, #piramidesdegize, #teoriadaconstrucaodaspiramides, #queops, #quefren, #miquerinos, #mumificacao, #mumificacaoegipcia, #punhaldoreitut, #punhaldoreitutankhamon, #templodezeus,#tutmes
Parceria: Rádio Rock Líder - rocklider.com
Convido a vocês para conhecerem a história da princesa que teve um papel relevante na história do Egito. Sendo as vezes mais importante até que o próprio pai, o famoso faraó Akhenaton. Estamos falando da princesa Meritaton.
Filha de Nefetite com Akhenaton, a princesa do Nilo, Meritaton, foi uma figura da família real da décima oitava Dinastia, mas pouco lembrada, à luz de seu famoso irmão, Tutancâmon.
Sendo a primogênita do casal que estremeceu o Egito com suas teses político-religiosas, ela foi a Grande Esposa Real de Smenkhkare, um corregente que assumiu o trono antes do Rei Tut.
Nascida provavelmente em Tebas, ela foi criada inicialmente no Templo de Karnak, onde existem representações dela ao lado da mãe adornada com símbolos ligados às autoridades religiosas.
Nefertite era alta sacerdotisa de Aton, e o uso do instrumento percussivo sechechet por Meritaton leva a crer que ela tinha relação com essa posição.
Sua aparição frequente nos textos e monumentos do pai leva a entender que a primogênita era a mais importante, politicamente, das filhas do faraó. Isso é evidente com a mudança da capital egípcia para Akhetaton, a moderna Amarna.
Outra aparição documental relevante da Princesa de Amarna se deu nas cartas diplomáticas escritas em acadiano na nova capital, que revelam o momento de maior influência da mulher na política faraônica.
A vida na corte de Smenkhkare, e a própria origem desse faraó temporário são alvos de grandes discussões entre historiadores e arqueólogos, que debatem se ele era parente de Akhenaton, ou algum tipo de alto funcionário ou até mesmo um disfarce de Nefertite para governar.
Independente disso, leva a crer que Meritaton passou a ter um papel simbólico depois da morte do pai, mas com maiores responsabilidades.
Pesquisadores acreditam que ela teve um papel de decisão no governo do marido, por sua experiência, além de ter se tornado mãe adotiva do jovem Tutancâmon, seu irmão, como forma de preparar o herdeiro que tentaria retomar a ordem governamental.
Assim, ela se tornou tutora de Tut, com a identidade de Maïa. Isso é verificável em representações desse personagem, que, na verdade, são da própria irmã do príncipe.
Após sua morte, acredita-se que Meritaton fora enterrada com grande celebração em Amarna, assim como o pai. Porém, sua tumba não foi localizada.
Информация по комментариям в разработке