RACISMO, DESIGUALDADE SOCIAL E MOVIMENTO NEGRO | Resumo de Sociologia Enem. Prof Fábio Luiz Pereira

Описание к видео RACISMO, DESIGUALDADE SOCIAL E MOVIMENTO NEGRO | Resumo de Sociologia Enem. Prof Fábio Luiz Pereira

🎓 Curso Enem Gratuito: https://goo.gl/2rebsa
📑 Resumo completo: https://bit.ly/3SI4dYM
✔️ Simulado: https://bit.ly/38L4rsj

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS https://bit.ly/37WGBZi
#desigualdadesocial #movimentonegro #enem

/// SOBRE O VÍDEO
O preconceito contra a população negra ainda é muito forte no Brasil. Entenda com o professor Fábio Luiz Pereira, do Curso Enem Gratuito, o que é desigualdade racial e quais são seus sintomas e consequências na sociedade brasileira.

Apesar de sermos todos iguais perante a lei, há profundas desigualdades entre os membros da sociedade brasileira e uma delas é a desigualdade racial. A história do nosso povo foi construída tendo como um dos seus pilares o racismo e a cruel escravidão.

Com a abolição da escravatura, em 1888, a população negra foi integrada à sociedade de maneira marginalizada. O preconceito contra negros ainda se mantém no imaginário de parte dos brasileiros e diariamente vemos casos de racismo no Brasil.

Quando falamos de raça no Brasil, podemos estar nos referindo a negros, brancos ou indígenas. Porém, nesta aula vamos focar na condição de desigualdade racial que vive a população negra no Brasil. Para isso, vamos trabalhar com dados estatísticos, que é uma das formas mais comuns de cair o tema nas provas do Enem.

O termo democracia racial foi utilizado pelo sociólogo Gilberto Freyre, no seu livro “Casa Grande e Senzala” (1933). O autor defende a ideia de que, ao contrário de outros países como África do Sul e Estados Unidos, haveria no Brasil uma convivência pacífica entre as raças.

Entretanto, a ideia de que no Brasil estaríamos mais próximos a uma democracia racial foi bastante questionada não apenas por intelectuais, mas também pelo movimento negro, que vive diariamente os casos de racismo.

A crítica à ideia de democracia racial argumenta que, apesar de o racismo não ser instituído legalmente como foi o sistema de apartheid sul-africano e a segregação norte-americana, no Brasil o preconceito racial é estrutural, isto é, está escondido nas relações sociais.

O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

A questão racial é uma forma de desigualdade histórica no Brasil, que se mantém presente hoje em dia. Se mais da metade da população é classificada como negra ou parda (52,9%), portanto, uma distribuição igualitária teria que contemplar o equilíbrio de renda entre as raças, certo? Entretanto, a realidade é bem diferente.

Segundo dados do IBGE de 2013, entre os 10% mais pobres da população brasileira, 75,0% são pretos ou pardos e apenas 23,9%, brancos. Já no outro extremo da distribuição, entre o 1% dos brasileiros mais ricos, apenas 14,6% eram pretos ou pardos, contra 83,6% de brancos.

Os negros são os brasileiros com menos escolaridade em todos os níveis. Como podemos observar no gráfico a seguir, a participação da população negra diminui à medida que se avança na escolaridade. O único nível que vemos uma participação equilibrada de cada grupo racial é no ensino fundamental, devido à universalização alcançada nos últimos anos.

Porém, a participação do negro é baixíssima nas universidades. As políticas de ação afirmativa, tais como as cotas nas universidades, é uma conquista do movimento negro e têm como objetivo reduzir a desigualdade racial, assim como a universalização do ensino básico alcançou equilibrar a escolaridade entre os mais jovens.

Outros dados que expressam uma enorme desigualdade entre negros e brancos são os relacionados à violência. No Brasil, um jovem negro tem mais que o dobro de chance de ser assassinado que um jovem branco.

Dúvidas? Deixa nos comentários. ;)


⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:00 Contexto da abolição da escravidão
03:38 O que aconteceu pós-abolição
04:50 Pensamento eurocentrado no conceito de raça
07:56 Mito da democracia racial
10:37 Dados sobre a desigualdade racial brasileira


🔴 ASSISTA TAMBÉM

+ Formação do povo brasileiro
   • FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO: etnias, ...  

+ Racismo
   • RACISMO | Atualidades e temas de Reda...  


❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/


/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!

Bora estudar com a gente?

🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
https://goo.gl/2rebsa

Комментарии

Информация по комментариям в разработке