CARCINOMA LOBULAR INVASIVO

Описание к видео CARCINOMA LOBULAR INVASIVO

O carcinoma lobular invasivo é o segundo tipo mais comum de câncer de mama (10% dos casos). Apesar de algumas diferenças, de modo geral o diagnóstico, tratamento e chances de cura são semelhantes ao carcinoma invasivo de tipo não especial.
A principal diferença no carcinoma lobular é a sua composição, formada por pequenas células. Isto traz algumas características clínicas que dificultam a visão deste câncer na mamografia.
Geralmente o diagnóstico é a presença de nódulo de mama e a confirmação se faz através de biópsia com agulha.
O tratamento cirúrgico segue as mesmas regras dos outros tipos de câncer de mama. A quimioterapia costuma ser menos eficiente neste tipo de tumor e seu uso é menos frequente. Já as indicações de radioterapia e bloqueio hormonal (hormonioterapia) são semelhantes.
Apesar de alguns estudos de patologia demonstrarem que o carcinoma lobular invasivo costuma ter mais focos multicêntricos (espalhados pela mama) e bilaterais, o tratamento conservador da mama (quadrantectomia) associado à radioterapia consegue o mesmo controle local obtido nos outros tipos de carcinoma invasivo.
As chances de cura do carcinoma lobular invasivo são bastante elevadas para os casos detectados no início, podendo chegar a mais de 95%.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке