Nome: Carlos Robson Gracie
Nascimento: Rio de Janeiro, RJ – Brasil em 16 de janeiro de 1935
Falecimento: Rio de janeiro, RJ – Brasil em 28 de abril de 2023
Filiação: Carlos e Carmem Gracie
Graduação: Faixa vermelha 9 Dan (Grau máximo na faixa preta)
Porque é um notável: Um dos pioneiros no vale-tudo, ex-presidente da federação de jiu-jítsu do Rio de Janeiro, a FJJ-Rio e responsável pela linhagem mais casca grossa atualmente da família.
Carlos Robson Gracie, mais conhecido como Robson Gracie é o segundo filho mais velho de Carlos Gracie. Era o patriarca da família até nos deixar em abril deste ano. Detentor da graduação mais alta no jiu-jítsu e, foi presidente da FJJ-Rio, a primeira federação de jiu-jítsu do país e do mundo.
Robson Gracie foi treinado por seu tio Hélio Gracie, tal como seu irmão mais velho Carlson Gracie. Mesmo muito franzino e de estatura pequena, Robson era um casca grossa em seu tempo, tendo feito diversos desafios de vale tudo no final da década de 50. Logo em sua estreia mostrou a que veio, finalizando o seu oponente Artur Emídio e não soltando depois da desistência do oponente, esperando o juiz separar para soltar. O episódio o caracterizou como um lutador firme e gerou grande desconforto na mídia, e, seu pai, Carlos Gracie, teve que se desculpar publicamente.
Outro fato interessante de sua vida é que Robson foi guarda costas do político Leonel Brizola, que na época era cunhado do presidente do Brasil João Goulart. Quando Goulart foi deposto do cargo de presidente pelos militares em 64, Robson passou a ser monitorado pelo DOI-CODI, pois Robson ajudou a “Ação Libertadora de Armas” em mais de um acordo de armas. Robson ficou preso por mais de 60 dias, e ele diz que não foi torturado fisicamente, mas não negou outros tipos de tortura.
Robson Gracie já foi presidente da SUDERJ (Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro) no início da década de 80. Neste período, promoveu o retorno dos eventos de Vale-Tudo ao estado, incluindo a lendária revanche entre Rickson Gracie e Rei Zulu no Maracanãzinho e o histórico confronto entre Muay Thai e Jiu-Jítsu, onde estrearam Marco Ruas, Fernando Pinduka, Eugênio Tadeu, Marcelo Behring e Flávio Molina. Em 1999 comandou o programa de televisão “Heróis do Ringue” no canal CNT onde eternizou o bordão “quem tem garrafas para vender?”.
Viveu até os 88 anos uma vida tranquila e de forma lúcida em sua cidade natal, Rio de Janeiro, onde presidiu a FJJ-Rio e sempre se fazia presente nas competições mais importantes na cidade do Rio e de sua federação. É pai das lendas Renzo, Ralph e Ryan Gracie e ainda se dá ao luxo de ser avô das primeiras mulheres faixas pretas da família, Kyra Gracie e Deborah Gracie.
Espero que tenham gostado de mais uma história de um Gracie notável e vejo vocês no próximo.
Um grande abraço.
00:00 Introdução
01:03 Jitsu
01:36 Robson Gracie
02:21 Primeiros passos
03:30 Guarda-costas de político
04:01 Presidente da SUDERJ
04:40 Últimos anos de vida
05:00 Linhagem
05:10 Conclusão
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @dietadeguerrajj
Информация по комментариям в разработке