071 Morro do Chapéu, Capital do Disco Voador na Bahia - Viagem de Bicicleta na Chapada Diamantina

Описание к видео 071 Morro do Chapéu, Capital do Disco Voador na Bahia - Viagem de Bicicleta na Chapada Diamantina

PIX [email protected]
Gratidão!

#viagemdebicicleta
#cicloturismo
#cicloviagem
#chapadadiamantina

Morro do Chapéu é um município no interior do estado da Bahia, fica a cerca de 384 km de Salvador, na zona oriental da Chapada Diamantina. De acordo com o senso de 2022 tem uma população de cerca de 33.500 habitantes. Com cerca de 5.400 km2 de extensão territorial é um dos maiores municípios da Bahia, o que significa que sua zona rural é bastante grande e não muito povoada. Com uma altitude média de 1.100 metros, o município é um dos mais frios do estado, com temperaturas que podem chegar a 8°C em algumas épocas do ano.

Em 1838 Morro do Chapéu se tornou oficialmente um Distrito de Jacobina, em1864 a vila ganhou independencia, e em 1909 foi transformado e município.

Antes da chegada dos europeus, o local era habitado pelos índios Paiaiás

O nome de Morro do Chapéu vem do Morrão, que, com cerca de 1.300m de altura, tem o formato de um chapéu quando avistado do sul

Acredita-se que foram os jesuítas os primeiros a incursionarem pela região, por volta de 1550. Todavia, o grande fluxo viria a ocorrer com a corrida dos bandeirantes portugueses e paulistas. O início de Morro do Chapéu ocorreu em torno de 1570-1600, quando o bandeirante João Coelho de Souza, abrindo uma estrada pelo rio Paraguaçu, à procura do rio São Francisco, alcançou as cabeçeiras do rio Utinga, rumou para o norte para o monte que denominou de morro do Chapéu e atravessou a região do município, de onde se dirigiu para a serra de Jacobina em busca de ouro.

Entre personalidades históricas de Morro do Chapéu estão o coronel Dias Coelho, primeiro coronel negro na história baiana, que exerceu forte liderança na região no começo do seculo 19.

No município existe uma grande Unidade de Conservação, o Parque Estadual de Morro do Chapéu, onde encontra-se preservada principalmente vegetacão do bioma caatinga, além de belos campos de vegetaçao rupestre em afloramentos rochosos. No Parque Estadual também existem espécies da fauna ameaçadas de extinçao, como onças Pardas e onças Pintadas
Os projetos de torres eólicas no município precisam de algum controle para não ameaçarem a preservação da flora e fauna.

Morro do Chapéu possui ao seu redor um grande número de sítios de arte rupestre, que são pinturas pré históricas em paredões de rocha e cavernas.
O município tem também belas cachoeiras como a Cachoeira do Ferro Doido, Cachoeira do Agreste, Domingos Lopes entre outras, além da Vila do Ventura, uma preservada vila de garimpeiros do século 19 localizada nas encostas da serra.

Na Chapada Diamantina, Morro do Chapéu é reconhecida no meio da ufologia pelos inúmeros avistamentos de objetos voadores não identificados.

Em Morro do Chapéu, a "Capital do Disco Voador" na Bahia, aconteu o primeiro avistamento de Ovnis em 1982. Mas foi em 1994, quando moradores relataram uma luz forte e uma sensaçao coletiva de calor no momento que, segundo indícios, ocorreu um voo baixo de uma nave de porte grande.
Na época, o caso teve repercussão nacional, inclusive com declarações de moradores que viram o óvni.

Em Morro do Chapéu também existe uma replica de disco voador na Praça Porto Cristal

A réplica do disco voador foi feita em 1991 pelo ufólogo Alonso Régis, um dos principais nomes da área no país, com base em um objeto que ele teria avistado aos 12 anos - hoje ele tem 81 anos. Alonso é cearense de nascimento, mas foi morar em Morro do Chapéu para intensificar sua pesquisa ufológica.

Considerado um dos principais sítios ufológicos de grandes atividades do Brasil, Morro do Chapéu foi a primeira cidade com registro de óvni na região, em 1892. O próprio Alonso Régis afirma que Morro do Chapéu é uma base de pesquisa que os extraterrestres selecionaram na Terra. Ele já fez mais de 20 registros no Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) sobre atividades extraterrestres no município.

as características do município fazem de Morro do Chapéu um “prato cheio” para os pesquisadores em ufologia. “Os ufologistas dizem que o contato extraterrestre é facilitado em regiões isoladas, montanhosas, que tenham também grutas e cavernas. Morro tem tudo isso, tanto é que são dezenas de registros de óvnis no município”.


https://www.correio24horas.com.br/amp...

https://morrodochapeu.ba.gov.br/porta...

https://morrodochapeu.ba.gov.br/porta...

https://www.correio24horas.com.br/amp...

https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/4870
(CPRM Projetos Mapas Municipais - Morro do Chapéu)













230716

Комментарии

Информация по комментариям в разработке