Células (História, Diferenças básicas)

Описание к видео Células (História, Diferenças básicas)

#Biologia #
Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre as células.
Roteiro logo abaixo.
Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio.

Roteiro do vídeo:
O ser humano é um bicho curioso por natureza, e desde sempre tentamos desvendar de onde a vida surge e do que ela é formada. Sendo assim, tenho certeza de que você já deve ter tentando olhar do que seu corpo é feito, tanto a olho nu, como com uma lupa.
Esse mesmo pensamento levou vários pesquisadores a pensar qual seria o menor componente vivo de um corpo. Em 1591 Hans Janssen e Zacarias Janssen, pai e filho, que eram fabricantes de óculos perceberam que a junção de várias lentes fazia com que conseguissem ver coisas muito pequenas, criando o primeiro microscópio rudimentar, mas foi só em 1663 que com algumas modificações da ideia inicial do microscópio que o pesquisador Robert Hooke conseguiu visualizar algo revolucionário.
Ao pegar tecidos vivos de animais e vegetais, ele percebeu que eles eram formados por uma espécie de estrutura uma colada na outra, parecendo pequenos quartos, ou pequenas câmaras. Então ele nomeou essas estruturas de células, já que em latim cella significa câmara pequena.
Existem registros que o microscópio já havia sido utilizado para observar pequenos organismos como protozoários, bactérias e espermatozoides por Antoni Van Leeuwenhoek (1632 – 1723) porem este não chegou a descrever as células, apenas desenhou esses organismos que havia encontrado.
Após um bom tempo dessa descoberta, em 1838, um fisiologista chamado Theodor Schwann e um botânico chamado Matthias Shleiden após observarem diversos tecidos vegetais e animais, propuseram que todos os organismos vivos são constituídos de células. Posteriormente um patologista chamado Rudolf Virchow acrescentou na teoria que toda célula deveria obrigatoriamente vir de outra célula, dessa forma surgiu a teoria celular, que em essência diz: Todos os organismos vivos são formados por células; as células são as unidades morfológicas e funcionais (ou seja, possuem metabolismo) dos organismos vivos e todas as células surgem de outra preexistente.
Mas percebemos diferenças entre as células que existem, um animal possui uma célula completamente diferente de uma planta, ou de uma bactéria. Então como podemos distinguir cada uma delas?
Observando os diferentes tipos de células, percebemos que a mais simples, com menos estruturas e provavelmente a mais antiga (que deu origem as demais) é a célula de uma bactéria, pois ela possui poucas estruturas internas. Alias, as estruturas internas de uma célula são chamadas de organelas. Olhando uma bactéria podemos identificar algumas estruturas, como cápsulas, parede celular composta de duas camadas, membrana plasmática, fimbrias e flagelos, citoplasma, ribossomos, material genético disperso no citoplasma e plasmídeo.
Mas relaxa, vamos falar em outros vídeos sobre todas essas estruturas com mais calma e detalhes, apenas estou comentando-as para vocês verem a diferença das células que existem.
Mas o mais importante para vocês perceberem é que o material genético da bactéria esta disperso no citoplasma, ou seja, ela não possui um núcleo celular formado. Dessa forma, chamamos estas células de procarionte (em latim seria pro = primitivo, carionte = carioteca), já que carioteca é a membrana que irá formar o núcleo da célula, e nesse caso ela é inexistente.
E como eu disse antes, por ela ser primitiva ela deu origem as demais células existentes no planeta terra, que por evolução se transformaram em células maiores e mais complexas, as chamadas eucariontes, ou células com carioteca (em latim eu = verdadeiro e carionte = carioteca).
Essas células eucariontes possuem uma quantidade bem maior de organelas que desempenham diferentes funções e vamos falar de cada uma dessas organelas mais para frente, mas o mais importante de você saber é que todos os reinos com exceção do monera, ou seja, protista, animalia, plantae e fungi possuem células desse tipo. Cada um com uma pequena variação em relação ao outro.
O Animalia é formado por organismos multicelulares, sem a presença de parede celular, com alimentação heterotrófica.
O Plantae é formado por organismos também multicelulares, mas com a presença de parede celular e alimentação autotrófica devido a presença de uma organela chamada cloroplasto.
O Fungi pode ser unicelular ou pluricelular, com parede celular porem sua alimentação é heterotrófica.
E por fim o protista é unicelular ou pluricelular, com ou sem parede celular e podendo ser autótrofo ou heterotrófico.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке