A identidade e dialeto na Colônia Tirolesa de Piracicaba - SP (Brasil)

Описание к видео A identidade e dialeto na Colônia Tirolesa de Piracicaba - SP (Brasil)

Trechos de entrevistas feitas pelo Prof. Dr. Everton Altmayer durante suas pesquisas sobre o dialeto trentino (dialèt tirolés) e identidade na Colônia Tirolesa de Piracicaba, estado de São Paulo. Os estudos serviram de base para sua dissertação de mestrado (DLCV/FFLCH - USP/FAPESP) e tese de doutorado (DLM/FFLCH - USP).

A Colônia Tirolesa de Piracicaba foi fundada entre 1892 e 1893 por imigrantes saídos da região de Trento, no Tirol Italiano (então Império Austríaco). Trabalharam na região de Campinas e Rio Claro antes de iniciarem o povoamento de duas antigas fazendas na zona rural de Piracicaba, onde atualmente existem os bairros de Santa Olímpia (ao qual se junta a fazenda Negri) e de Santana. Muitas tradições e costumes dos imigrantes são mantidos pelos descendentes que organizam festas e eventos culturais.

A questão da identidade se faz notar nas diferentes gerações. Enquanto os descendentes mais velhos preservam a antiga identidade ligada à realidade de outrora, quando todo o Tirol compunha uma província austríaca, os descendentes mais jovens aceitam as "inovações" advindas do contato com a realidade atual da terra de origem, que passou para a Itália após a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918).

Parte do material de filmagem faz parte do documentário "Tiroleses na Floresta" (Tiroler im Urwald / Tirolesi nella Foresta - Studio Walter, 2015), do diretor tirolês Luis Walter, em parceria com o Prof. Norbert Hölzl (Innsbruck - Áustria) e Prof. Everton Altmayer (Brasil).
http://www.studiowalter.it/film/tirol...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке