Xaxado Instrumental - Ivison Santos

Описание к видео Xaxado Instrumental - Ivison Santos

Xaxado Instrumental
Ivison Santos
   / @ivisonsantos5301  
   • Ivison - Xaxado  
Ivison é um músico brasileiro da cidade de Caruaru, denominada de “A Capital do Forró”, que se situa no estado de Pernambuco.
Desde seus 14 anos de idade se apresenta tocando zabumba, triângulo, tambores e pandeiro.
profundo conhecedor dos ritmos de percussão do Nordeste do Brasil.
Multi-instrumentista e Mestre em percussão, sendo um profundo conhecedor dos ritmos nordestinos, tais como: baião, xaxado, xote, coco, ciranda, samba de latada, maracatu e frevo.
Há mais de 10 anos ensina percussão para crianças, jovens e adultos e seu estilo de tocar esses instrumentos já tem influenciado vários músicos no Brasil e até no exterior.
Ivison é incansável e seu espírito inquieto o levou a inovar com o "One Trio", que é a inédita junção dos instrumentos: triângulo, agogô e zabumba.
Esses instrumentos, que são a base para acompanhar a sanfona na execução dos ritmos de forró, eram tocados cada um por uma pessoa e, no One Trio, por apenas uma.
Ele acaba de laçar seu primeiro disco instrumental.
O título do CD é "Passeando nos 8 baixos" que traz nove faixas onde Ivison mostra, nas composições e em parcerias, sua nova paixão: a sanfona de 8 baixos.

Faixas:

01. Arrastapé do João Bento (Heleno dos 8 Baixos)
02. Maxixe (Ivison)
03. Baião da Amizade (Ivison / Valdir Santos)
04. Passeando nos 8 Baixos (Heleno dos 8 Baixos)
05. Feitos Um Para o Outro (Ivison / Heleno dos 8 Baixos)
06. Sertão (João Bento)
07. Balanço (Heleno dos 8 Baixos)
08. Saudade Mané Maurício (Heleno dos 8 Baixos)
09. Melão de São Caetano (Valdir Santos)

Ficha Técnica:

Produção: Ivison e Valdir Santos
Coprodução: João Bento
Direção Artística: Valdir Santos
Fotos: Pisco Del Gaiso e João Bento
Gravado e Mixado no BG Stúdio por Carlos Firmino

Seminário discute matrizes tradicionais do forró como Patrimônio do Brasil
Formas de expressão como Patrimônio imaterial
Para que um bem seja registrado pelo Iphan, é necessário possuir relevância para a memória nacional, continuidade histórica e fazer parte das referências culturais de grupos formadores da sociedade brasileira.
Entre os patrimônios imateriais inscritos no Livro do Registro das Formas de Expressão estão as Matrizes do Samba do Rio de Janeiro, o Tambor de Crioula do Maranhão, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano e o Frevo.
http://pnc.cultura.gov.br/2019/04/25/...

A figura animada do bacamarteiro é parte da Fundação Cultural Cabras de Lampião.
http://cabrasdelampiao.com.br/
A Fundação Cultural Cabras de Lampião foi fundada em 1995 na cidade de Serra Talhada, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, ações concernentes aos múltiplos aspectos culturais do homem sertanejo, tornando-se especialista em historiografia do cangaço, na figura lendária de Lampião; na dança do Xaxado e na musicalidade. Com trabalhos reconhecidos não só no Brasil, mas também no exterior.
A Fundação Cultural Cabras de Lampião é de personalidade jurídica, sem fins lucrativos e de finalidade cultural Tornou-se Ponto de Cultura Artes do Cangaço em 2008.
Filiada a SBEC – Sociedade Brasileira de Estudiosos do Cangaço, a ARTEPE – Associação dos Realizadores de Teatro, de Utilidade Pública Municipal (pela Lei nº942/98) e de Utilidade Pública Estadual (pela Lei 12.402/2003).

Комментарии

Информация по комментариям в разработке