Ônibus com a CATA Internacional na Cordilheira dos Andes - Mendoza à Santiago.
Vou comentar sobre o trajeto de ônibus que fiz da cidade de Mendoza, na Argentina até Santiago, no Chile.
Escolhi a empresa CATA Internacional, que é uma das grandes empresas de ônibus na Argentina.
Uma das intenções de se vir para Mendoza, foi que queria observar a Cordilheira dos Andes via terrestre e ter uma imigração aparentemente tranquila, quando for para o Chile.
Se Deus quiser, um dia penso em fazer este trajeto de carro, está em meus planos futuros.
No Terminal del Sol em Mendoza, frente a loja da CATA, terá um rapaz uniformizado que realiza o câmbio de moedas, se quiser, poderá trocar um pouco em pesos chilenos.
Uma curiosidade é que aqui na Argentina, quando você for despachar a mala num terminal de ônibus, terá que pagar a "propina", ou seja, uma pequena gorjeta ou caixinha.
Não estava sabendo disso, tava sem nenhum trocado no momento e não consegui contribuir. Nisso o pessoal da fila começou a ficar indignado, achei isso muito estranho, pois me senti como se fosse um criminoso.
Pra evitar isso, reserve uma pequena quantia para gorjeta ao guarda malas, guarda volume do terminal.
Agora dentro do ônibus, temos à direita água quente ou gelada à vontade. Tinha um bom espaço interno para as pernas, os assentos era semi-cama, ao lado temos o porta-copos. Em cima o ar-condicionado, a tomada USB para carregar seus equipamento como celular e o botão de iluminação.
O ônibus vinha com uma pequena TV e eles passavam filmes como entretenimento aos passageiros.
Durante o trajeto passamos no Embalse de Potrerillos, que seria a represa de água doce que abastece a cidade de Mendoza, ele foi construído em 1999. E está conectado por mais 2 hidrelétricas que abastecem a cidade. Lembrou muito o Cajon del Maipo que temos no Chile.
E aqui você iráo conhecer a vista da Cordilheira dos Andes. É um pequeno resumo de principais pontos que achei interessante, senão o vídeo ficaria muito longo e tediante.
Voltando na avaliação, posso dizer que o ônibus era novo, limpo, o serviço de bordo era razoável, os funcionários estavam bem uniformizados, o ar-condicionado gelava bem e todas os equipamentos estavam funcionando adequadamente. A tomada USB, ajudou muito para carregar o meu celular e o tablet.
Logo que partimos do Terminal, já nos ofereceram 2 alfajores, com refrigerante. E depois um bolinho, com chá e café, conforme as fotos que coloquei no início do vídeo. Novamente comentando, o serviço foi bem melhor do que ir de avião.
Sobre a duração, o trajeto leva em torno de 7 a 8 horas e o preço da passagem foi de 1.200 pesos argentinos para semi-cama, que daria em torno de R$ 110,00. Estava dentro da média dos preços praticados.
Deve considerar que só na imigração para o Chile, você vai ficar em torno de 30 minutos a 1 hora e meia, porque é demorado mesmo. Eles checam tudo, fazem raio X de todas as bagagens,
inclusive as de mão e isso gera uma fila enorme.
Os ônibus ficavam aguardando até a liberação da fila, isso estarei comentando no próximo video, então fique ciente dessa informação.
O que não gostei dessa empresa, foi meio uma sacanagem que eles fizeram, pois o ônibus vinha com toalete a bordo, mas eles deixaram trancado, pra ninguém utilizar ele, isso pra evitar de ter que limpar depois.
Meio que obrigavam os passageiros a aguentar chegar até a imigração e assim utilizar o banheiro de lá. Achei isso uma falta de respeito com o consumidor, é triste ver isso de uma empresa grande.
Por fim, recomendo muito para que faça esse trajeto de ônibus ou carro, pois vale muito a pena. A pasaigem é fantástico. Sobre a empresa, não sei se o fato foi isolado, mas talvez pensaria 2
vezes antes de viajar novamente com eles.
Bom! Acho que é isso, aproveitem o restinho do vídeo, a vista da Cordilheira dos Andes, aguardem os próximos episódios que farei na imigração do Chile e da estrada Los Caracoles.
Curtam o video, comente e se inscreva no canal. Valeu!
Links:
CATA Internacional (cotar preço de passagens)
https://www.catainternacional.com/
Информация по комментариям в разработке