E-MAIL PRA CONTATO: [email protected]
ABRA CONTA NA NOMAD E GANHE 5 DÓLARES NO 1o DEPÓSITO (em 7 dias):
Código válido: GUILHERMESB
Link: https://www.nomadglobal.com/
INVISTA R$ 500 PELA STAKE HOJE E GANHE O BÔNUS DE ATÉ R$ 700,00 EM AÇÕES:
Código válido: CapitalGlobal
INVISTA NO EXTERIOR PELA PASSFOLIO e ganhe bônus de até $100:
https://passfolio.us/join?u=guilherme...
MANDE DINHEIRO PRO EXTERIOR VIA REMESSA ONLINE
https://remessaonline.com.br?utm_voucher=gs1129
O vídeo de hoje é pra quem está cansado de pagar 30% de imposto sobre os dividendos dos investimentos que possui nas bolsas de valores americanas.
Vou contar 5 maneiras legais de diminuir essa tributação.
Primeiro precisamos entender como funciona esse imposto.
E é o seguinte: todas as vezes que você recebe uma grana decorrente de pagamento de juros, dividendos ou royalties, e essa grana vem lá dos Estados Unidos, o fisco americano obriga aquele que está te pagando a já reter na fonte um imposto de 30%.
É o caso então de quem investe em ações. Quem tem, sei lá, ações da apple, a apple vai distribuir 100 dólares de dividendos, mas 30 já ficam retidos na fonte e você recebe lá no seu home broker apenas 70.
É importante dizer que essa retenção de 30% só ocorre porque você é estrangeiro não residente nos estados unidos. Pra quem é residente não há a retenção na fonte.
Pra não-residente retém, pra residente não retém.
E a lógica do fisco americano pra essa conduta é simples, ele sabe que se não reter na fonte fica difícil cobrar esse imposto do estrangeiro não residente, afinal, ele não declara ao fisco americano, não tem essa obrigação.
Então vamos finalmente falar de cada uma dessas formas legais de fugir desse imposto.
A primeira é somente comprar ativos de acumulação, ou seja, ações, fundos, valores mobiliários no geral que não distribuem dividendos.
Diga-se de passagem, justamente porque nos estados unidos há imposto sobre dividendos que muitas empresas preferem não distribui-los a ninguém.
Evidentemente que esse montante fica represado dentro da empresa, ou mesmo é utilizado pela empresa pra recomprar suas próprias ações, e aí o preço do ação sobre.
Aí o investidor não ganha com distribuição de dividendos, mais ganha com a elevação do preço do papel.
E aí é bom, porque se você vender menos de 35 mil reais em ações americanas no mês você tem isenção sobre o ganho de capital.
Mas eu sei que muitas pessoas são Buy and Hold na veia e só querem comprar então as empresas boas pagadoras de dividendos.
Então se você tem essa estratégia, você pode optar pela segunda maneira de fugir desses 30% retidos na fonte, que é se atentar para onde está o domicílio do ativo que você está comprando.
Aí uma terceira maneira legal de você fugir dos 30% retidos na fonte é buscar algum ETF Irlandês que invista em ações americanas.
E, idealmente, pegue um ETF irlandês de acumulação, ou seja, que represe os dividendos recebidos das ações que ele investe dentro do próprio ETF, que não vá distribuir lucros com os quotistas.
Afinal, se o ETF distribuir os lucros com os quotistas, você terá de pagar imposto de renda sobre esse rendimento aqui no brasil, conforme o carne-leão, indo até 27,5%.
Uma quarta maneira de você não precisar pagar 30% de imposto na fonte quando recebe dividendos é você se tornar residente fiscal de um país em que tenha tratado com os Estados Unidos.
Por exemplo, esse imposto é 30% pra nós que estamos no Brasil e que não há tratado. Pra quem é residente fiscal no Reino Unido é só de 15% metade.
É claro que pra isso funcionar você precisaria dar saída fiscal do Brasil também.
E eu reconheço que isso não é uma alternativa pra maior parte das pessoas, seja porque não desejam deixar o Brasil seja porque a quantidade recebida de dividendos por mês ainda é baixa e se mudar pra pagar 15% a menos de imposto no final do dia vai custar muito mais caro.
Em todo caso, pra quem já recebe valores altos de dividendos isso pode ser uma alternativa.
E por fim, a quinta maneira de contornar esse imposto é trabalhar com uma empresa offshore.
Você mora no Brasil, o imposto retido na fonte pelos dividendos é 30%, no reino unido é 15%, você não quer se mudar....
A conclusão que vem a sua cabeça é “ora, vou montar uma empresa no reino unido só pra investir na bolsa americana e aí essa empresa de lá vai receber dividendos com 15% de imposto retido apenas, vou conseguir economizar sem nem precisar me mudar”.
E isso aí funcionou por muitos anos. Mas mais recentemente os países criaram um conceito de “anti-treaty shopping”, que é uma ideia de tentar evitar que os tratados sejam um shopping e que aí o empreendedor ou investidor vai e escolhe qual que melhor encaixa no seu modelo de empresa como se fosse uma roupa que melhor veste o seu corpo.
Информация по комментариям в разработке