ARCADISMO NO BRASIL | teoria e exercícios

Описание к видео ARCADISMO NO BRASIL | teoria e exercícios

ARCADISMO

Contexto

Arcádia: espécie de clube urbano de escritores que se reuniam para ler seus textos uns para os outros.

Uma crescente reação aos excessos formais do Barroco começou a emergir no fim do século XVII.

Em 1690, foi fundada a primeira Arcádia, originária do círculo de poetas e críticos que se reuniam em Roma.

Uma das metas da Arcádia era repudiar o rebuscamento barroco, considerado de “mau gosto”.

ARCADISMO

Características do Arcadismo

Algumas expressões latinas indicam as características do que os árcades acreditavam ser a boa arte literária:

Fugere urbem: “Fugir da cidade”. O bucolismo exalta as belezas da vida campestre e da natureza. O cenário campestre é constantemente usado como pano de fundo.
ARCADISMO

Características do Arcadismo

Inutilia truncat: “Corta o inútil”. Esse preceito é uma reação aos excessos formais do Barroco. Ao contrário do rebuscamento, os árcades preferiam a clareza, a simplicidade e a ordem na linguagem.

Carpe diem: “Colha (aproveite) o dia”. Os árcades, como os barrocos, tinham consciência da fugacidade do mundo material. Esse clichê também fazia parte do ideário barroco, mas por razões diferentes. Enquanto no Barroco procurava-se viver intensamente em função da angustiante certeza da decrepitude e da morte, os árcades o adotam por serem materialistas e racionais: se a vida é fugaz, deve ser aproveitada.

ARCADISMO

Características do Arcadismo

Locus amoenus: “Lugar ameno”. Os árcades viam a natureza como um lugar ameno, aprazível, onde o ser humano poderia encontrar equilíbrio e paz interior.

ARCADISMO

Arcadismo no Brasil

No Brasil, o arcadismo desenvolveu-se na segunda metade do século XVIII, em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais.
Neste momento que ocorre a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais.
O marco inicial do Arcadismo no Brasil é a publicação, em 1768, de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa.

O estilo árcade ficará em moda até a publicação, em 1836, da obra Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, que marca o início do Romantismo brasileiro.

ARCADISMO

PRINCIPAIS AUTORES

Tomás Antônio Gonzaga Cláudio Manuel da Costa
ARCADISMO

PRINCIPAIS AUTORES

Basílio da Gama Frei José de Santa Rita Durão

ARCADISMO

Tomás Antônio Gonzaga (1744 – 1810)
Nascido em Porto (Portugal). Estudou Direito em Coimbra, voltando para o Brasil em 1782. Exerceu os cargos de ouvidor e procurador em Vila Rica (atual Ouro Preto), antes de ser preso junto com outros inconfidentes. Sua pena foi o exílio para Moçambique, onde se casou com a filha de um mercador de escravos. O pseudônimo árcade adotado por Gonzaga foi Dirceu. 
Marília é o pseudônimo que inventou para Maria Joaquina de Seixas, sua musa, uma jovem de 17 anos por quem se apaixonou e para quem escreveu suas Liras. Morreu em Moçambique, em 1810.

Suas obras principais foram:
Marília de Dirceu: O autor idealiza sua amada e supervaloriza o amor. É um monólogo de Dirceu em que Marília é um vocativo.
Cartas Chilenas: poema satírico, organizado em 13 cartas, apresenta 4268 versos decassílabos brancos (sem rima).

ARCADISMO

Cláudio Manuel da Costa (1729 – 1789)
Nasceu em Minas Gerais. Após o curso de Direito em Coimbra, viveu um tempo em Lisboa, onde entrou em contato com o Arcadismo. Retornando ao Brasil, tomou parte na Inconfidência Mineira. Morreu na prisão. 
Seu pseudônimo árcade foi Glauceste Satúrnio que amava sua musa Nise.
Seu estilo literário geralmente é composto por sonetos, hipérbatos, antíteses e figuras sonoras. 

Suas obras principais foram: Obras Poéticas (1768) e Vila Rica (1837). 
ARCADISMO

Basílio da Gama (1741 – 1795)
Poeta mineiro, estudou com os Jesuítas no Rio de Janeiro. Ingressou na Arcádia Romana, adotando o pseudônimo de Termindo Sipílio. Escapou de acusações de jesuitismo e do exílio em Angola, escrevendo elogios ao casamento da filha do Marquês de Pombal.
Em 1769, escreveu “O Uraguai”, a primeira grande epopeia brasileira, sendo a segunda passagem uma das mais famosas de sua obra: a morte de Lindóia.
“O Uraguai” trata-se de uma epopeia escrita em cinco cantos, em versos decassílabos brancos (sem rimas) e sem estrofação.

ARCADISMO

Frei José de Santa Rita Durão (1722 – 1784)
Estudou Teologia na Universidade de Coimbra e pertenceu à Ordem de Santo Agostinho.
Escreveu a epopeia Caramuru (1781), poema épico do Descobrimento da Bahia.
QUESTÃO
O Arcadismo no Brasil surgiu em 1768. Que obra marcou o seu início?
a) “Missal”, de Cruz e Souza.b) “O Mulato”, de Aluísio de Azevedo.c) “Fanfarras”, de Teófilo Dias.d) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhãese) “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa.
QUESTÃO
Os escritores seguintes são os principais autores do Arcadismo:
a) Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.b) Pero Vaz de Caminha, José de Anchieta, Pero de Magalhães Gândavo, Manuel da Nóbrega.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке