CAT_ Jornalismo investigativo mostra o jogo Cigarro Eletrônico 7 x 1 Vigilância Sanitária

Описание к видео CAT_ Jornalismo investigativo mostra o jogo Cigarro Eletrônico 7 x 1 Vigilância Sanitária

Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo há décadas, editamos uma verdadeira pérola do jornalismo investigativo brasileiro: o programa Profissão Repórter (TV Globo, 19/12/2023), cujo titular é o jornalista Caco Barcellos, sobre a precariedade das vigilâncias sanitárias municipais e estaduais, e dos órgãos de repressão ao crime organizado, que revelou a desproteção dos jovens em relação à indústria da Nicotina e seus embustes eletrônicos para fumar.

Os jornalistas entrevistaram várias pessoas, jovens, em sua maioria, sobre as suas relações de dependência com os dispositivos. Entrevistaram familiares de vítimas e mães incapazes de controlar a adicção dos filhos, ao mesmo tempo que constataram a participação de influenciadores na glamourização do uso.

O programa também ouviu:
. Jaqueline Scholz Issa, cardiologista do Instituto do Coração de São Paulo - INCOR
. David Coelho, pneumologista de Juazeiro (BA), que diagnosticou como EVALI (E-cigarette and Vaping Associated Lung Injury), a causa de uma fatalidade que ocorreu em sua cidade
. Antônio Barra Torres, diretor-presidente da ANVISA
. Soraya Thronicke, senadora da República, que teve a ideia infeliz de criar um projeto de lei (PL 5008/2023) que, com justificativas todas estapafúrdias, tenta liberar os Dispositivos Eletrônicos para Fumar no país

Há quase 15 anos, todo este tempo sofrendo forte pressão dos prepostos da indústria, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 46, de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, proíbe venda, importação e publicidade dos dispositivos eletrônicos para fumar em todo o território nacional. A agência lançou mão do Princípio da Precaução, dada a insuficiência de dados favoráveis aos DEFs, em 2009. Há poucos dias, a posição do presidente da ANVISA foi de manter a proibição no país, face a tudo que tem sido publicado por pesquisadores recentemente.

Aplausos para toda a equipe do Caco Barcellos que, mais do que uma peça jornalística, compuseram um mosaico super importante do estado atual da interferência da Indústria da Nicotina sobre a política pública brasileiro para o controle do tabaco no país, ainda uma das mais exitosas do planeta.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке