Santos Brasileiros: Dom Vital e a Questão Religiosa

Описание к видео Santos Brasileiros: Dom Vital e a Questão Religiosa

Quando dois Bispos chegaram prisioneiros ao Rio de Janeiro para serem julgados pelo “crime” de interditarem Irmandades cujos membros eram publicamente maçons, a cidade em peso quis conhecer aqueles Confessores da Fé.

00:41 Dom Vital nas palavras de Machado de Assis
06:30 A explosão da 'Questão Religiosa'
10:42 A prisão e julgamento de Dom Vital
17:35 A misteriosa morte de Dom Vital... Seu provável martírio. Seu legado.

E todos os olhares se voltaram para Dom Frei Vital, Bispo antes de atingir 30 anos, cuja presença impunha um tal respeito que mesmo pessoas nem um pouco simpáticas à Igreja Católica lhe devotaram admiração.
Entre estas pessoas estava o escritor Machado de Assis, cujo comentário leio no vídeo.

Dom Frei Vital havia estudado na França para tornar-se capuchinho, uma vez que o Império Brasileiro, proibira a entrada de noviços nas Ordens Religiosas. Em 1872 foi apontado por Dom Pedro II para tornar-se Bispo de Olinda, no mesmo contexto em que a Igreja no Brasil enfrentou uma de suas maiores lutas.

Tudo começou por causa da suspensão de Ordens do Padre e Maçom Almeida Martins, após este fazer um discurso em uma Loja. E esta iniciou uma campanha midiática intensa contra toda a Igreja. Dom Vital, cumprindo as ordens do Papa Pio IX, interditou as Irmandades cujos membros publicamente declaravam-se maçons, e por isto foi preso, sob a alegação de que esta Bula do Papa não tinha sido aprovada por Dom Pedro II, e portanto, não tinha validade no Brasil.

Julgado, não quis defender-se; condenado, abraçou a Cruz. E sua coragem inabalável acordou todo o povo brasileiro da letargia em que se encontrava, vendo as lutas da Igreja de seu tempo.

FONTES:
HUCKELMANN, Theodoro - In Memoriam: Dom Vital.

OLÍVOLA, Frei Félix de. OFM, cap - Um grande brasileiro: Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira.

Conferência do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira, "Santo do Dia" (7-12-1985) disponível aqui:
   • Dom Vital: seu martírio e a "Questão ...  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке