Isabel de Aragão, mais conhecida por Rainha Santa Isabel, terá nascido em 1270 ou 1271, em Saragoça. O seu nascimento ocorreu envolto num bom augúrio, pois fomentou a reconciliação entre o seu pai, o então Príncipe Dom Pedro, e o avô, o afamado "Conquistador", rei Jaime I.
Desde cedo, a menina revelou também uma grande vocação espiritual e aptidão para os estudos. Isabel de Aragão teria a vocação para ingressar na vida religiosa, mas devido à sua condição de princesa, aceitou com humildade desposar o Rei Trovador, Dom Dinis de Portugal.
Ao longo da sua vida, Isabel colocou em prática os princípios cristãos em que acreditava: ajuda aos mais necessitados, oração e doações à Igreja. Muita da sua ação ocorreu na cidade de Coimbra, a cidade que ela amava. Nessa cidade terá ocorrido o seu milagre mais conhecido, o Milagre das Rosas.
Enquanto Isabel fazia o bem, Dom Dinis, um dos maiores reis portugueses de sempre, mas muito mulherengo, coleccionava amantes e filhos ilegítimos. A todos esses filhos Isabel acolheu. Teve ainda uma intervenção importante no conflito entre o seu marido e o seu filho, o futuro Afonso IV.
Quando o seu marido faleceu, teve em Isabel um importante apoio no último momento. Depois disso, após fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela, recolheu-se ao Mosteiro de Santa Clara em Coimbra, que ajudara a reformular e reconstruir.
No dia 4 de Julho de 1336, Isabel, quando procurava evitar um conflito entre Portugal e Castela, falece em Estremoz.
Uns séculos mais tarde será declarada Santa pela Igreja Católica, mas Isabel de Aragão era desde há muito venerada pelo povo português.
___________________________________________________
Ficha Técnica:
Pesquisa e Roteiro - André Coutinho
Edição e Locução - André Coutinho
Contacto do canal - [email protected]
Imagens:
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
Vídeos:
Excerto de Entre a Espada e a Honra
colar da Rainha Santa do Museu Nacional Machado de Castro
Música:
Non chegou, madr', o meu amigo' - Dom Dinis
Referências:
Rebelo, A. (2018). Isabel de Aragão – a Santa de Coimbra. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Publicado em: Correio de Coimbra, 8 de Junho de 2018, p. 5.;
Dias, I. (2009). A Narrativa da Vida e Milagres da Rainha Santa Isabel: Testemunhos e Edições. Universidade do Algarve. In Murillo, J., et al. Medievalismo en Extremadura.Estudios sobre Literatura y Cultura Hispánicas de la Edad Media. Universidad de Extremadura;
Costa,I. (2019). Isabel de Aragão, Rainha Santa, no período medieval e na atualidade, uma visão comparatista entre textos literários e historiográficos. Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares. Universidade Aberta;
ACADEMIA DAS SCIÊNCIAS DE LISBOA. VIDA E MILAGRES DE DONA ISABEL, RAINHA DE PORTUGAL. Texto do século XIV, restituído à sua presumível forma primitiva e acompanhado de notas explicativas por J. J. NUNES. COIMBRA. IMPRENSA DA UNIVERSIDADE;
Rebelo, A. (2018).O apreço da Rainha Santa Isabel pela espiritualidade franciscana. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. In Itinerarium, LXIV, pp 73-108.
Информация по комментариям в разработке