Memorial Brumadinho, projeto do arquiteto Gustavo Penna

Описание к видео Memorial Brumadinho, projeto do arquiteto Gustavo Penna

ESPAÇO DE MEMÓRIA EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM I, EM BRUMADINHO

A nossa tarefa face à realidade da dor das famílias nos coloca em uma posição de profunda humildade.
A voz, a única voz, é a das testemunhas. A narrativa pertence a quem não pode mais falar e àqueles que ficaram no pesar. Não há consolo que possa ser materializado nessas circunstâncias.

Resistimos ao apagamento do tempo e da história. Que tragédias assim não se repitam, jamais. Este espaço vai possibilitar uma experiência sensível, individual e compartilhada, com gente que vive um estado de suspensão e sofrimento, dando voz e forma àquilo que não esquecemos.

Temos o desafio de moldar um espaço sólido que possa servir de abrigo, evitar o esquecimento da brutalidade da tragédia e ao mesmo tempo possibilitar um ambiente adequado ao luto privado e coletivo. É preciso trabalhar com significados profundos, que gerem reflexão.

Este é, portanto, nosso limitado esforço de honrar a memória de pessoas inestimáveis que tiveram suas vidas e sonhos bruscamente interrompidos. Nosso desejo é que estes símbolos tenham força para além de meros gestos e que sejam testemunhos indeléveis.

O PROJETO

O ipê, árvore símbolo do Brasil, vem como exemplo de superação. No verão, ele se ergue com folhas para dar sombra, no inverno essas mesmas as folhas caem para deixar passar a luz do sol, e quando a seca aperta ele floresce para mostrar que, apesar de tudo, a vida continua.

No curto período em que eles estarão floridos, os ipês tingirão o chão de folhas douradas, como rastros deixados por quem se foi. Eles serão uma manifestação, um culto à memória das vítimas. Quando floridos, eles se contrapõem aos tons terrosos da mineração, trazendo a ideia de vida.

Misturados ao arvoredo original, serão plantados 272 Ipês amarelos, para que cada lamento possa ser ouvido. Uma procissão de esperança, que acolhe gente, percursos e espaços.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As propostas aqui descritas se pretendem sugestões flexíveis e são lançamentos iniciais da tentativa de trabalho com um tema tão delicado. Para que este memorial seja vivo e ativo nos abrimos à participação da comunidade na sua constituição, a fim de que ele se materialize como espaço de pertencimento, de identificação, de coletividade.

FICHA TÉCNICA

​Arquitetura
Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Letícia Carneiro, Alice Flores, Fernanda Tolentino, Henrique Neves, Gabriel de Souza, Eduardo Magalhãe;os, Julia Lins, Larissa Freire, Sávio de Oliveira, Gustavo Monteiro, Felipe Franco, Mariana Carvalho, Rafaela Rennó, Caio Vieira, Fernanda Freitas, Matheus Welffort, Manoel Belisário. ​

Estagiários
Andre Silva
Natália Castro​

Gestão e Planejamento
Isabela Tolentino
Taimara Araújo

​Comunicação
Diana Penna
Tamiris Bibbó

​Local
Brumadinho - Minas Gerais - Brasil

Dados Técnicos
Ano do Projeto: 2020
Área Construída: 1220 m²

Imagens
Rodolfo Parolin e Thiago Augustus

Комментарии

Информация по комментариям в разработке