O vídeo explica o que é um conto, para que serve e suas características.
Inscreva-se no canal "Expandindo o Português"
/ @expandindooportugues259
O que é um conto?
O conto é um gênero textual escrito em prosa. Uma narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, uma única ação. O espaço é geralmente limitado a apenas um. Possui unidade de tempo, e número restrito de personagens.
Para que serve um conto?
É uma forma de entretenimento, pois diverte, emociona e desperta sentimentos em leitores do mundo inteiro. É um texto conciso, não possui desdobramentos como o romance e acaba causando um sentimento único no leitor (alegria, melancolia, indignação, etc). É arte, pois é Literatura. E literatura é a arte de escrever.
• Objetivo único: por não possuir desdobramentos, o conto busca causar um sentimento único no leitor (alegria, indignação, melancolia, etc) ou, simplesmente, contar uma história.
Muitos autores se consagraram na literatura por meio de seus contos, ex.: Mário de Andrade, Clarice Lispector, etc.
As características de um conto
• narração: 1ª ou 3ª pessoa. É necessário saber quem contará a história. Se o narrador será quem vive a história ou se será um observador que mostra os pensamentos dos personagens.
• Enredo único: os romances se desdobram em tramas menores, mas o conto não. Geralmente, a história gira em torno de uma única situação.
• núcleo: Há necessidade de um só núcleo, de poucos personagens, que interagem ao longo da narrativa.
• ambientação: o local precisa ser definido, assim como o tempo em que acontecerá a história e que deverá ser curto. É comum as histórias acontecerem em um único dia.
• Final súbito: em romances é normal acompanharmos as consequências da resolução do conflito, mas em contos isso não acontece. Em contos, é normal que o fim aconteça imediatamente depois do clímax.
O QUE É UM CONTO
• temática do enredo: o tema deve ser pensado antes de se começar a escrita do conto, pois ele que permeará o enredo e estará presente em toda a trama.
• evolução da história: a evolução é muito importante, pois deve ficar claro para o leitor, desde o início, que tudo foi previamente pensado. Nada pode ficar com rodeios. Deve-se mostrar um propósito específico.
Информация по комментариям в разработке