Psicanálise e a Medicalização na Infância | Rinaldo Voltolini e Michele Kamers

Описание к видео Psicanálise e a Medicalização na Infância | Rinaldo Voltolini e Michele Kamers

Longe de ser um fato que se justifique pura e simplesmente pelos avanços da medicina, a medicalização é, antes de tudo, um fato político. É na dialética social, em seus jogos de poder, que decidimos a representação de uma dada coisa e as práticas que dela derivam.



Os remédios psicotrópicos decididamente chegaram à infância. Estima-se que no Brasil cinco milhões de crianças se encontram medicadas. As condições de estabelecimento dos diagnósticos, o consumo ampliado destas drogas cujo efeito, a longo prazo, permanece incógnito, as mudanças procedimentais que todo este processo gera nas instituições da infância, sugere uma atitude de prudência e pesquisa.


Sobretudo porque a medicação que aí chega, bem como as práticas que ela gera ao seu redor são, em geral, as mesmas aplicadas ao adulto. A diferença crucial entre a infância e a adultez desaparece no discurso da medicalização. Talvez seja por isso que, no interior da própria medicina, pediatras e psiquiatras se confrontem nos debates sobre a medicação. Neste encontro discutiremos os avatares deste processo que invadiu a infância a pretexto de protegê-la.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке