VÍDEO INÉDITO: 88 anos do nascimento de Helena Samara, a dubladora da Bruxa do 71

Описание к видео VÍDEO INÉDITO: 88 anos do nascimento de Helena Samara, a dubladora da Bruxa do 71

Em um dia 19 de julho (de 1933), nascia, em Belo Horizonte - Minas Gerais, Lia Kalne - mais conhecida pelo nome artístico Helena Samara: um dos nomes pioneiros da dublagem nacional. Foi a primeira Wilma Flintstone, a voz de Endora, mãe da "Feiticeira", e também a Maureen de "Perdidos no Espaço".

Por tantos trabalhos já imortalizados, enquanto tomava café nos antigos estúdios da TVS, foi convidada por Marcelo Gastaldi para fazer mais um: "outra bruxa", como o próprio Gastaldi lhe disse, uma vez que sua voz forte e imponente combinava perfeitamente com esse estilo de personagem. Ganhou de presente, então, a Dona Clotilde, personagem que a acompanharia pelas décadas seguintes. Helena fez uma perfeita voz de "bruxa", sem perder o tom meigo e cômico da personagem.

Helena Samara trabalhava na contabilidade de uma antiga empresa de dublagem, quando resolveu experimentar dublar pela primeira vez. Apaixonou-se pela atividade e, desde então, não parou mais! Eis alguns de seus mais belos trabalhos:

Maureen Robinson em 'Perdidos no Espaço'
Wilma Flintstone
Endora em 'A Feiticeira'
Professora em Disney's Doug
Vovó em 'Ei Arnold!'
Fada madrinha do clássico 'A Estrelinha Mágica da Turma da Mônica'
Tenente Uhura em 'Jornada nas estrelas'
Irmã Sara (Shirley Mclaine) em 'Os abutres têm fome'
Barbara Benn em 'Missão impossível'
Dona Hilda em "Punky - Levada da Breca"

Nos palcos, apresentou "Lisístrata, a greve dos sexos" (Teatro Ruth Escobar) e também já trabalhou bastante no cinema, como em "O consolador de viúvas".

Infelizmente, Heleninha nos deixou em 2007, aos 74 anos. Ela chegou a dublar a primeira temporada do Chaves Animado, seu último trabalho.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке