TENSÃO e POTÊNCIA elétrica

Описание к видео TENSÃO e POTÊNCIA elétrica

Você sabia que potência elétrica é o tópico de física que mais caiu no ENEM nos últimos anos? Nessa videoaula, o Prof. Grego vai te ensinar as noções básicas envolvendo diferença de potencial (ou tensão) e potência elétrica.

Existe tensão quando há uma diferença de potencial elétrico entre duas regiões em que exista um campo elétrico. Em um condutor, por exemplo, que possua uma região positivamente carregada (de maior potencial) e uma região negativamente carregada (de menor potencial), existe uma tensão (diferença de potencial) entre essas regiões.

Havendo uma tensão em um condutor, surgirá uma corrente elétrica nele. Para que essa corrente seja mantida, é preciso que continue existindo uma tensão. Para isso, podemos utilizar alguma fonte de tensão, como uma pilha ou uma bateria.

No Sistema Internacional, tensão é medida em volt (V), que corresponde a joule por coulomb (J/C). Isso significa que, para uma tensão de 1 volt, cada coulomb de carga elétrica receberá uma energia de 1 joule.

Quando estudamos tensão, corrente e condutores elétricos, é comum surgir o termo "bipolo elétrico", que consiste em qualquer dispositivo condutor com dois terminais que pode ser ligado a algum circuito elétrico. Ao falar de bipolos elétricos, podemos analisar a potência elétrica envolvida.

Potência, no geral, é uma grandeza que corresponde à razão entre uma energia/trabalho e um intervalo de tempo. Ela indica o quão rapidamente uma energia é consumida/transformada/dissipada ou o quão rapidamente um trabalho é realizado.

Além da definição geral de potência, podemos calcular uma potência elétrica de forma específica: ela é calculada pelo produto da corrente (i) e da tensão (U).

Analisando a equação P = i · U, para uma potência constante, corrente e tensão são inversamente proporcionais, ou seja, para uma mesma potência, quanto maior for a tensão, menor será a corrente.

No Sistema Internacional, potência (seja qual for a sua natureza) é dada em watt (W), que corresponde a joule por segundo (J/s). Ao tratar de potência elétrica, isso não é diferente: ampère vezes volt (A · v) pode ser reescrito como J/s.

00:00 Diferença de potencial gravitacional
04:04 Como manter uma corrente constante de água?
7:16 Diferença de potencial elétrico (tensão)
8:44 Surgimento de uma corrente elétrica
10:24 Analogia entre diferença de potencial gravitacional e diferença de potencial elétrico
10:50 Como manter uma diferença de potencial
12:45 A unidade de diferença de potencial no Sistema Internacional
16:29 Bipolo elétrico
18:50 Superfícies equipotenciais
20:20 Campo elétrico e corrente elétrica
22:18 Potência
23:26 Trabalho sobre uma carga elétrica
24:02 Potência elétrica
28:09 Relação entre corrente e tensão para uma mesma potência
29:44 Especificações técnicas de torneira elétrica
32:03 Exercício: equipamento elétrico de potência similar à de um poraquê (enguia-elétrica)

Conheça nossas redes
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
⭐️ Cursinho PRÉ-VESTIBULAR: http://www.biologiatotal.com.br
⭐️ INSTAGRAM:   / biologiatotaloficial  

Bem-vindo ao APROVA TOTAL
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Criado pelo professor Paulo Jubilut, o Biologia Total agora é Aprova Total! Vídeos todos os dias com professores especialistas em TODAS as matérias para você ser aprovado no vestibular. As aulas mencionadas pelos professores estão disponíveis em nossa plataforma: http://www.biologiatotal.com.br

Комментарии

Информация по комментариям в разработке