🤔 APENAS uma BOMBA e TRÊS RESERVATÓRIOS, COMO RESOLVER ?

Описание к видео 🤔 APENAS uma BOMBA e TRÊS RESERVATÓRIOS, COMO RESOLVER ?

👉Conheça nosso curso de COMANDOS ELÉTRICOS do ZERO
➽ https://eletr.co/o974
......................................................................
✅ Gostou desse vídeo?
✅ Se inscreva no canal ➽ https://eletr.co/industrial
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
.......................................................................

APENAS uma BOMBA e TRÊS RESERVATÓRIOS, COMO RESOLVER ?

Fala meu amigo eletricista!!
Você já se deparou com uma situação em que seu cliente possui apenas uma bomba e precisa abastecer três reservatórios independentes ? Pois é, nós nos deparamos com essa situação, e conseguimos resolver de uma forma bem simples, e sem usar eletrônica, desenvolvemos um comando usando três contatores auxiliares, um para cada reservatório, e também usamos válvulas solenoides na entrada de cada um dos reservatórios, com isso, cada boia dos reservatórios ficam responsáveis por monitorar o nível de água de cada um deles, e quando cada uma delas solicitar água, o sinal irar fechar um contator auxiliar, o respectivo de cada reservatório, e esse contator auxiliar vai fechar seus contatos NA, e um deles terá a função de ligar a bomba, e o outro de abrir a válvula, e essa automação se repete para os demais reservatórios. Como medida de segurança, usamos um pressostato na saída da bomba, pois caso uma das válvulas venha falhar e não abrir, esse pressostato abre seu contato e consequentemente desliga a bomba. Criamos também um modo manual, onde através de chaves seletoras, conseguimos abastecer qualquer um dos reservatórios independente as boias.

Qual a função da válvula solenoide?
As válvulas solenoides são um dos equipamentos mais importantes utilizados em sistemas de produção na indústria. Isso porque são as responsáveis por controlar a passagem de fluídos e gases em sistemas pneumáticos e hidráulicos. Ou seja, nada mais são do que válvulas eletromecânicas controladas.
A sua função é, basicamente, abrir ou fechar o fluxo de um determinado equipamento ou de uma tubulação de maneira elétrica. Mas como isso acontece? A válvula é composta por dois componentes básicos que são o corpo, onde passa o fluido; e a bobina, responsável pelo acionamento elétrico da parte mecânica da válvula. Dessa forma, uma válvula solenoide é, basicamente, um registro elétrico.
Pode-se utilizá-las em vários setores industriais, como a refrigeração, a automação, a hidráulica e a pneumática, por exemplo.

Por que usar uma válvula solenoide?
Normalmente, processos de automação são os que mais a utilizam. Um reservatório de amônia que deve permanecer em determinado nível de líquido, por exemplo. Assim, na entrada do mesmo instala-se uma válvula solenoide que abrirá conforme o sensor de nível de amônia indicar uma mudança brusca, tanto para mais quanto para menos.
Outro bom exemplo é o uso de válvulas solenoide em trocadores de calor, equipamento que aquece água com vapor e é muito comum na indústria. Na saída de água quente dele está instalado um sensor de temperatura que se comunica diretamente com um controlador de processos ou CLP. Esse último enviará o sinal elétrico para acionar ou desligar a válvula solenoide de vapor, mandando mais ou menos vapor conforme a demanda.
Os dois processos mencionados acima são industriais, entretanto, o uso dessas válvulas pode também ser residencial, como na alimentação de caixas e reservatórios de água e uso em sistemas de irrigação automático com temporizador. Dessa maneira, todos esses procedimentos de abertura e fechamento de fluidos podem ser automatizados, apenas com o uso de três componentes: válvula solenoide, sensor e controlador. Essa automação simples permite maior segurança operacional e confiança, sem depender de mão de obra humana para realização de uma tarefa simples, mas com alta demanda de atenção e responsabilidade.
Além disso, esse equipamento atua no controle de nível, controle de temperatura, controle de refrigeração e diversas outras aplicações dentro da indústria.

Tipos de válvulas solenoide
Os tipos mais comuns dividem-se pelas seguintes características:
Voltagem: 220V, 110V, 24V e 12V.
Bitola: 1/8”, ¼”, 3/8”, ½”, ¾”, 1”, 1. ¼”, 1. ½” e 2”.
Fluído: água, vapor, amônia, ar e óleo.
Material: em inox e em bronze

Instalação de válvula solenoide
A instalação de uma válvula é muito simples. Primeiramente, o corpo será rosqueado na tubulação ou equipamento conforme seta indicadora de entrada e saída. No caso de ser uma válvula solenoide flangeada, ela será instalada entre flanges mantendo, da mesma forma, o sentido de instalação. Em seguida, a bobina é acoplada na torre que ficará na parte superior do corpo da válvula. Por sua vez, o conector elétrico será utilizado para conexão dos fios responsáveis pela alimentação elétrica da válvula e depois ele será acoplado à bobina. Assim, após esses três passos a válvula estará instalada e funcionando corretamente.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке