🎓 Curso Enem Gratuito: https://goo.gl/2rebsa
📑 Resumo completo: https://bit.ly/43MNusY
✔️ Simulado: https://bit.ly/38L4rsj
Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS
https://bit.ly/37WGBZi
/// SOBRE O VÍDEO
Nesta aula, a professora Camila Zuchetto Brambilla fala sobre o trovadorismo e as cantigas de amor e de amigo, próprias deste movimento literário.
O Trovadorismo foi um movimento literário surgido em meados do século XI na região da Occitânia – onde hoje se localizam França, Itália, Mônaco e Espanha – especialmente na antiga Provença, hoje o sul da França. Posteriormente o Trovadorismo espalhou-se por toda Europa.
O período seria marcado pela Reconquista Cristã, momento em que as nações cristãs da Península Ibérica começaram o seu processo de independência.
Assim sendo, o controle progressivo da península – que vinha sendo dominada pelos muçulmanos – ganhou destaque por ter possibilitado a fundação de novos reinos cristãos como o Reino de Portugal e o Reino de Castela, precursores de Portugal e da Espanha.
A Igreja Católica, portanto, passaria a dominar inteiramente a Europa, e sua influência sentida na vida cotidiana e política dos novos reinos.
Na época do Trovadorismo, somente as pessoas da Igreja sabiam ler e tinham acesso à educação. Mesmo a nobreza não tinha essa tradição, sendo comum e até um sinal de status o emprego de membros do clero para realizar a leitura oral dos manuscritos.
As apresentações das Cantigas dos Trovadores eram performáticas, os poemas eram feitos para serem cantados, muitas vezes com o acompanhamento de instrumentos, especialmente o alaúde.
Os artistas eram divididos entre Trovadores (compositores de origem nobre) e Jograis (servos, poderiam ser distintos também pela condição de profissionais da música).
A primeira coisa que se nota, claro, é o português medieval, bem diferente do nosso. É comum encontrar textos acompanhados de notas ou glossários – como nesse post – mas é preciso ter imaginação e persistência para perceber o significado de algumas frases.
A dica principal é conhecer as cantigas, de modo que as diferenças fiquem mais perceptíveis. Hoje em dia é fácil encontrar traduções de trovas para o português contemporâneo na internet, e fazer exercícios também ajudará muito, claro!
As canções podiam ter refrão ou não (cantiga de mestria: sem refrão). Os versos eram rimados, reunidos normalmente em até duas ou três estrofes, medidos em variantes de 5 (redondilha menor) a até 10 (decassílabo) sílabas poéticas (como a cantiga acima), o uso de paralelismo (repetição de versos) e anáforas (repetição de grupo de palavras), reforça a importância da musicalidade no Trovadorismo.
Lembre-se de que a maioria das pessoas não era alfabetizada, e a musicalidade dos versos, além do motivo estético, servia também para facilitar a sua memorização. As cantigas envolviam diversas situações cotidianas e diálogos, além disso, eram muitas as referências e descrições da natureza, inclusive dando voz a ela (prosopopeia).
Dúvidas? Deixa nos comentários. ;)
⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:00 Introdução
00:18 A Cantiga da Ribeirinha
00:52 Cantigas de amor
03:54 Cantigas de amigo
🔴 ASSISTA TAMBÉM
TROVADORISMO: o que é e características
• TROVADORISMO: o que é e característic...
TROVADORISMO
• TROVADORISMO | Resumo de Literatura p...
GÊNEROS LITERÁRIOS
• GÊNEROS LITERÁRIOS | Resumo de Litera...
❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/
/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!
Bora estudar com a gente?
🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
https://goo.gl/2rebsa
Информация по комментариям в разработке