Todo segurado do INSS, exceto contribuinte individual e facultativo, tem direito ao auxílio acidentário em caso de acidente ou doença que reduza sua capacidade
de trabalho.
Como não há carência para esse benefício, o trabalhador pode solicitar o auxílio mesmo que tenha acabado de começar a trabalhar em uma empresa e começado contribuir
para o INSS.
A única exigência é que a pessoa comprove a relação direta entre o acidente sofrido ou doença contraída e as lesões permanentes que dificultam suas atividades
profissionais.
Como não há uma especificação do grau de comprometimento necessário, até a mínima redução de capacidade laborativa pode ser suficiente para fazer jus ao auxílio.
Para acidentes/doenças ocorridos até 12/11/2019
Se você sofreu um acidente ou contraiu uma doença dentro dos requisitos do auxílio-doença até 12/11/2019, tem direito adquirido ao benefício com as regras pré-reforma.
Nesse caso, o valor do benefício é igual a 50% da média aritmética dos seus 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.
Por exemplo, se sua média de 80% maiores salários deu R$ 2.500,00, você receberá R$ 1.250 mensais pelo resto da vida como indenização, se o benefício for deferido.
No fim das contas, o valor fica bem menor do que na regra antiga.
No auxílio-doença, você precisa estar incapacitado de forma total e temporária para o trabalho, diferente do auxílio-acidente, em que você ainda consegue trabalhar,
mesmo com a capacidade reduzida.
Este é um Canal de Informações sobre Recursos, Direitos, e Atualizações sobre Inss. Todo conteúdo é exposto em uma linguagem simples e comum para bom entendimento de todos, sem termos jurídicos e palavras difíceis, vamos lhe atualizar com as últimas notícias sobre Inss.
A Previdência Social (Inss) aprovou Novas regras para todos os beneficiários de auxílio doença, Aposentadoria por Invalidez, BPC e outros benefícios, aprenda como se atualizar de todas as novas regras aqui no canal.
Com relação as Revisões como Pente Fino do Inss, recusa de benefícos, Incapacidade Laboral, recurso Judicial, cancelamento de benefícios do Inss, como fazer para recorrer caso seu benefício seja cancelado.
O Inss tem cessado diversos benefícios, deixando seus Segurados muitas vezes sem sua principal fonte de renda, mas por desconhecimento, estes beneficiários não sabem que há maneiras de revertewr estas decisões.
Como recorrer para voltar a receber aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença do INSS dentro da Lei, sem prejuízos de valores, utilizando recursos atuais.
Primeiramente, antes de saber como recorrer, você deve saber que serão citadas e explicadas aqui no Canal Inss Online todas as informações relevantes, então preste atenção nos vídeos e em cada passo para que não tenha problemas na hora de voltar a receber seu benefício.
Link do Vídeo: • Regras Auxilio Doença em Auxílio Acid...
Информация по комментариям в разработке