Qual a principal função da vitamina A? Quais os alimentos que contém vitamina A? Qual é o alimento mais rico em vitamina A? Qual é a doença causada pela falta da vitamina A? Como repor vitamina A no organismo? Como é feito o diagnóstico da falta de vitamina A?
Dando continuidade pra nossa série de vídeos sobre vitaminas a gente vai conversar hoje sobre a Vitamina A, também chamada de retinol. Para que serve a vitamina A? Em quais alimentos a gente encontra? Que tipo de vitamina é a vitamina A? O que acontece, qual doença, qual problema pode aparecer quando a vitamina A está diminuída, numa deficiência de vitamina A? E também muito importante: o que ocorre ou pode ocorrer quando há excesso de vitamina A?
A vitamina A é uma das quatro vitaminas lipossolúveis que atuam no nosso organismo. Isso significa que é uma vitamina que se deposita nos nossos tecidos de gordura e que uma vez que ingerida é mais difícil a sua eliminação.
Por isso que é importante e a gente vai precisar ficar atentos tanto para os déficits, para a deficiência de vitamina A, quanto para o excesso; porque, como ela é lipossolúvel, ela pode se acumular em excesso também no nosso corpo. Eu explico bem essa definição de vitamina lipossolúvel no primeiro vídeo que eu citei há pouco. Tenho certeza que você vai assistir depois se ainda não assistiu.
E sim, você que está me assistindo agora está certa, está certo se está dizendo que a vitamina A é boa para a visão. Ou que uma das principais funções da vitamina A está relacionada com a visão, com os olhos. Com certeza; é isso mesmo! A vitamina A está muito ligada com a formação da retina e isso justifica a sua importância para os olhos e para a visão.
Mas ela também age na formação das mucosas, dos tendões, da pele. A vitamina A também tem um papel na função reprodutiva - tanto nos homens, na formação dos espermatozóides, quanto nas mulheres para o desenvolvimento do bebê durante a gravidez. Ela tem um papel importante como anti-oxidante e também no funcionamento do sistema imunológico.
E a gente encontra a vitamina A na alimentação! Em quais alimentos basicamente? Sim, nas cenouras! Mas também existem outras frutas e verduras que possuem vitamina A: brócolis, espinafre, laranja (além de vitamina C também possui vitamina A), mamão, abóbora, a batata doce (principalmente as roxas e as amarelas têm uma boa taxa de vitamina A); manga, principalmente quando está bem madura também é rica em vitamina A.
Mas a fruta mais rica em vitamina A, você sabe qual é? Isso mesmo! Essa bela frutinha que está aparecendo aqui na tela: o pêssego!
E a vitamina A não está somente nas frutas e verduras não! Os ovos também têm vitamina A, na gema dos ovos. Os queijos também, principalmente o queijo minas tem uma boa quantidade de vitamina A, assim como o leite integral.
Mas o que acontece quando a vitamina A está diminuída? A carência nutricional de vitamina A causa alguma doença? Algum problema de saúde? Sim, a principal doença causado pela deficiência dessa vitamina é a cegueira noturna. As pessoas têm uma piora marcante da visão a noite. Enxergam muito menos a noite. E isso tem a ver com aquela ligação importante da vitamina A com a retina.
Pode apresentar também alterações de pele: pele seca, pele descamativa; e nas crianças a carência de vitamina A pode deixar o crescimento e o desenvolvimento mais lentos.
E o que acontece quanto a vitamina A está aumentada no organismo? Lembra que ela é uma vitamina lipossolúvel e fica depositada nos nossos tecidos gordurosos. Inclusive, eu não falei isso aqui ainda mas um dos órgãos com maior reserva de vitamina A no nosso corpo é o fígado. Bom lembrar disso, porque eu não tinha comentado, mas outra fonte rica em vitamina A na alimentação é a carne de fígado de boi.
Mas o excesso de vitamina A pode desencadear na gente um mal estar, uma falta de apetite, um cansaço, uma sensação de fadiga. Pode provocar quadros de náuseas e vômitos, queda de cabelo e até hepatite. Mas é bem raro uma pessoa apresentar um quadro de excesso de vitamina A no nosso dia a dia. Mas se isso ocorrer, esses sintomas que eu falei podem aparecer.
Pra finalizar, uma informação importante que você precisa saber sobre vitamina A. A principal causa de deficiência de vitamina A nas pessoas está relacionada geralmente por uma dieta pobre em vitamina A por um longo período de tempo.
Mas existem também algumas doenças que podem reduzir a absorção de vitamina A pelo organismo e dessa forma aumentar o risco para a deficiência dessa vitamina. Doença celíaca, fibrose cística, quadros de diarréia crônica e algumas doenças do pâncreas, do fígado e das vias biliares são exemplos disso.
Информация по комментариям в разработке