Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades culturais | Sociologia da Educação #4

Описание к видео Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades culturais | Sociologia da Educação #4

O vídeo apresenta uma introdução à teoria sociológica de Pierre Bourdieu, enfatizando sua Sociologia da Educação. As ideias estão divididas em duas partes:

1) Uma apresentação de três conceitos fundamentais na obra de Bourdieu: campo, capitais* e habitus (1:33);

2) Uma apresentação da abordagem do autor sobre o campo educacional, a partir das perspectivas da reprodução cultural e da violência simbólica (8:13).

As referências que fundamentam o vídeo são os livros "Os Herdeiros", "A Reprodução", "Razões Práticas", "Questões de Sociologia" e "A Distinção".

O conceito de capital simbólico, da forma como foi apresentado, abre espaço para interpretações muito apressadas. Em verdade, ainda que o conceito tenha proximidade com os atributos do prestígio e da honra, Bourdieu pretendia que não se restringisse a isso. De acordo com Monique de Saint Martin, no verbete sobre a noção, publicado em "Vocabulário Bourdieu" (2017, p. 110), "(...) o capital simbólico é, para ele (Bourdieu), um 'capital denegado', 'desconhecido enquanto capital', e que se apoia, em parte, na crença ou no reconhecimento. O capital simbólico funciona, como explica em Le sens pratique, como 'um crédito, mas no sentido mais amplo do termo, ou seja, uma espécie de adiantamento, de desconto, de promissória' que os membros de um grupo atribuem somente àqueles que - em razão de sua posição, do trabalho que eles exercem para mantê-la - lhe fornecem o maior número de garantias".

...
Prof. Dr. Bernardo Caprara
Insta: @sociologiartesanal
Blog: www.sociologiartesanal.com

#Bourdieu #sociologia #educação #sociologiartesanal

Комментарии

Информация по комментариям в разработке