Arte e Artesanato. Existe diferença?
Você saberia explicar qual é a diferença entre arte e artesanato?
Está ai uma pergunta difícil de responder, mas eu vou me arriscar um pouquinho aqui.
Sabemos que a arte pode assumir diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, teatro, artesanato, cinema entre outras.
Portanto o artesanato está contido dentro desse universo maior, que é a arte.
Então sejamos mais específicos na nossa pergunta: qual é a diferença entre artes plásticas e artesanato?
Existem algumas diferenças entre as duas manifestações artísticas sobretudo no modo de produção e nos objetivos com as quais são criadas e eu vou explicar aqui para vocês.
Bom, as artes plásticas está ligada a algum tipo de expressão ou sentimento, e ela representa uma emoção, uma ideia um conceito do artista. E validada por críticos da arte e historiadores. Possuem um caráter autoral único e individual.
Não é necessariamente algo feito com as mãos, pode ser uma ideia. O artista pode criar o conceito e mandar executar, por exemplo as instalações do casal de artistas Christo and Jeanne-Claude, que tiveram a ideia de cobrir monumentos históricos em grade escala e para fazer isso eles não conseguem com as próprias mãos então eles tiveram que contratar pessoas para colocar a ideia deles em pratica.
Uma peça de arte tem caráter único, raramente o artista repete a sua produção da mesma forma, por exemplo as versões dos girassóis e van Gogh o tema é o mesmo mas as produções são diferentes.
As 4 versões do grito de Edvard Munch e outro exemplo para cada versão ele usou uma técnica diferente, a primeira foi pintada em óleo e pastel sobre cartão, a segunda pintada com lápis de cor a terceira em Pastel sobre cartão e a última têmpera sobre cartão. Nesta obra fica claro toda a expressividade do artista. Nestes momentos de criação o artista não está preocupado em fazer algo vendável e sim em expressar suas ideias em forma plástica. A venda e uma consequência.
Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridas ao longo de muita pratica. E feito com as mãos e não existe um conceito uma ideia por trás da imagem, do produto, está mais próximo do design, por ser um objeto que tem uma função uma utilidade com qualidades técnicas e vendáveis.
E algo mais mecânico e racional, uma peça de cerâmica e um exemplo de artesanato. Que as vezes também se enquadra em arte popular. Como por exemplo a cerâmica do mestre Vitalino.
Outro ponto valido para classificar o artesanato são as características culturais que agregam valor as peças, um bom exemplo são os artesanatos feitos com capim dourado que está claramente ligada a uma expressão e identidade de um determinado povo.
E fruto dos saberes do povo que sabe usar com destreza os materiais que a natureza lhe oferece e transforma totalmente a mão a matéria bruta em uma peça utilitária ou decorativa.
Essas peças podem ser feitas de barro, metal, palha, madeira couro, pedra, folhas e ramos secos entre outros materiais.
A criação pode ser repetida, criando-se diversos objetos parecidos. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina/ ateliê. Assim como era na idade média, onde não existia a ideia do artista e sim do artesão. Foi a partir do renascimento que a ideia de artista como gênio da arte surgiu, foi neste momento que os artistas passaram a assinar suas obras, antes disso não existia essa individualidade.
Normalmente o artesanato tem função prática, ao contrário da arte.
Na minha opinião particular tem um pouco de artesanato nas artes plásticas e artes plásticas no artesanato.
Tudo se mistura, eu considero arte toda a criação humana, tudo aquilo que passa pelos sentidos, visual, tátil emocional, que nos atravessa de alguma forma e valido como arte.
Esse é uma discussão muito longa e cada pode formar a sua opinião não precisa existir uma verdade absoluta.
Porém a mensagem que eu queria deixar aqui é o valor inegável de qualquer manifestação artística e de quanto a arte é importante para a cultura e o pensamento de um povo. A capacidade da criatividade humana é invendável e ela nos acompanha desde os tempos mais remotos. A prova disso as os registros de arte rupestre deixados nas cavernas há milhões de anos atrás.
Информация по комментариям в разработке