Gira - Circularidades de Danças Africanas Diaspóricas com a bailarina Vera Passos na Casa das Pretas. Cultne registrou a oficina de dança com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre Dias.
Gira é uma série de atividades no formato de estudos e pesquisas de danças africanas diaspóricas realizadas na Casa das Pretas e tem como objetivo difundir e trabalhar o histórico corporal feminino, indenitário e sensorial. Tem como meta despertar a autoestima, em especial das mulheres negras.
Na vida , constante é a ancestralidade que Gira. Mestras, Professoras e Orientadoras de dança Afrodiaspórica irão girar na Casa das Pretas , no fluxo infinito deste movimento.
A bailarina, professora e coreógrafa Vera Passos ministrou Vivência em dança- Técnica Silvestre e Dança dos Orixás com Vera Passos. Como Professora, bailarina e coreógrafa, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Vera começou seu treinamento com dança moderna em Salvador, Bahia, e se envolveu com outras formas de dança - como o Ballet Clássico, Jazz, Contemporâneo e Danças Tradicionais Brasileiras. Estudou com renomados professores brasileiros, incluindo: Gal Mascarenhas, Lia Robato. Angela Dantas, Lucinha Mascarenhas, Fafa Daltro, Mestre King, Carlinhos Moraes, Jorge Silva, Paco Gomes, e Zebrinha, Passos dançou em Cias. como, África Poesia, Companhia de Dança Jorge Silva e foi dançarina solista do aclamado Bale Folclórico da Bahia, e com o qual fez tour internacionalmente em locais na América do Norte e do Sul, Canadá, Europa e Austrália.
Técnica Silvestre
É uma técnica de dança contemporânea em constante evolução, os treinamentos possibilitam uma oportunidade para dançarinos , e qualquer um que esteja interessado em técnica de corpo em geral, para estudar e investigar a unificação dos símbolos que expressam aspectos do Universo - Cosmologia – Fisicalidade, para o processo de descoberta, possibilidades de movimento e conexões com a intuição , expressão e equilíbrio. Integra a identidade cultural diversificada de gestos que enriquecem positivamente a compreensão da arte como um símbolo de ligação universal.
Movimentos dos Orixás
Um estudo das conexões entre os ritmos e o movimento tradicional, arquétipo e mitologia, das danças dos Orixás do Brasil, interpretada como uma forma de arte. Descubra como o simbolismo sagrado inspira o corpo para dançar.
Orixá é a essência do universo.
Информация по комментариям в разработке