PQ1) Questões Comentadas Concurso Público Biomédico Parasitologia | Prof. Dr. Victor Proença

Описание к видео PQ1) Questões Comentadas Concurso Público Biomédico Parasitologia | Prof. Dr. Victor Proença

Nesse aula vamos comentar uma questão de Concurso Público de Biomédico (Parasitologia). Curso de Parasitologia Humana Básica e Clínica do IBAP Cursos.
***
https://bit.ly/passaporte-ibapflix - clique no link para saber como ter acesso a mais de 50 cursos CERTIFICADOS na área da saúde. Faça quantos cursos quiser com uma única assinatura anual. Melhore seu currículo e qualifique-se para o mercado de trabalho com os melhores professores!
***
Conteúdo
Questões Comentadas Concursos Públicos Biomédico (Parasitologia)
Questão 1
IADES - 2017 - Fundação Hemocentro de Brasília - DF - Analista de Laboratório
A respeito das técnicas e metodologias para o diagnóstico da malária, assinale a alternativa correta.
Alternativas
A) Os testes ICT-PfPv® e Opti-Mal® detectam, por imunocromatografia, a proteína Pf-HRP2.
B) O exame de gota espessa tem grande valor diagnóstico, pois não há fatores que possam interferir nos resultados obtidos.
C) A enzima pDHL é intracelular e produzida em abundância por parasitos vivos, porém não tem utilidade para diferenciar a fase aguda da convalescença da infecção.
D) A técnica do PCR é a mais difundida por ter menor custo e reagentes de baixa complexidade.
E) A captura qualitativa de Pf-HRP2 tem como desvantagem o fato de essa proteína permanecer circulante por tempo prolongado, dando resultado positivo em indivíduos já tratados da doença.
Análise das Alternativas
A) Os testes ICT-PfPv® e Opti-Mal® detectam, por imunocromatografia, a proteína Pf-HRP2. INCORRETA
JUSTIFICATIVA
ICT-PfPv® e OptiMal® são realizados em fita de nitrocelulose e detectam por imunocromatografia a enzima desidrogenase láctica (pDHL) específica do gênero Plasmodium, e de outra específica do P. falciparum (Pf-DHL), presente no sangue total do paciente. Estes testes possibilitam diferenciar uma infecção causada pelo P. falciparum de outra causada por uma ou mais espécies não-P. falciparum – entretanto não possibilitam identificar as espécies causadoras de malária mista.
B) O exame de gota espessa tem grande valor diagnóstico, pois não há fatores que possam interferir nos resultados obtidos. INCORRETA
JUSTIFICATIVA
Desvantagens da gota espessa:
• Requer experiência para a identificação de espécies, uma vez que a morfologia do parasito altera-se durante o processo de desemoglobinização;
• Requer processamento parcial ou total relativamente rápido depois de colhida a amostra, para evitar a fixação de hemoglobina, a supercoloração e a descoloração.
C) A enzima pDHL é intracelular e produzida em abundância por parasitos vivos, porém não tem utilidade para diferenciar a fase aguda da convalescença da infecção. INCORRETA
JUSTIFICATIVA
A pDHL é uma enzima intracelular produzida em abundância pelos parasitos vivos, o que permite diferenciar a fase aguda e a convalescença da infecção. Possui alta sensibilidade e alta especificidade, sendo útil para a triagem e, mesmo, confirmação diagnóstica da malária, principalmente para turistas que visitam as áreas endêmicas. Como desvantagem não permite o diagnóstico de uma infecção mista.
D) A técnica do PCR é a mais difundida por ter menor custo e reagentes de baixa complexidade. INCORRETA
JUSTIFICATIVA
O diagnóstico de malária através da PCR ainda é restrito aos grandes laboratórios, em virtude do custo elevado, reagentes necessários e alta complexidade técnica.
E) A captura qualitativa de Pf-HRP2 tem como desvantagem o fato de essa proteína permanecer circulante por tempo prolongado, dando resultado positivo em indivíduos já tratados da doença. CORRETA
JUSTIFICATIVA
Pf-HRP2 (proteína rica em histidina) está presente no plasma de pacientes agudamente infectados com P. falciparum, foram desenvolvidos testes imunocromatográficos baseados na captura qualitativa da Pf-HRP2.
Desvantagem: permanência da proteína circulante por tempo prolongado, dando resultado
positivo em indivíduos já tratados da doença.
Referência
 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de diagnóstico laboratorial da malária / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/public...
***
Você quer se qualificar para o mercado de trabalho?
Sair na frente dos concorrentes?
Os melhores cursos e eventos na área biomédica?
Então você está no lugar certo!
***
Site: https://ibapcursos.com.br/tipo-curso/...
Instagram:   / ibapcursos  
Facebook:   / ibapcursos  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке