Rio 40 Graus (HD 720p, Filme completo)

Описание к видео Rio 40 Graus (HD 720p, Filme completo)

Filme restaurado: Rio 40 Graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos
Aqui o espectador é convidado a conhecer a realidade do morro e de seus moradores, o olhar neo-realista sobre a cidade se choca com o grande mito de aspecto mais turístico, antes construído pelo cinema carioca e mesmo por produções estrangeiras. A cidade é a protagonista, mas o diretor pretendeu dar vez e voz a outras personagens: a gente do povo.

É importante destacar o esforço do diretor em dar uma visão menos folclórica ou idealizada aos habitantes e à própria cidade do Rio de Janeiro, o empenho de Nelson Pereira dos Santos na busca de um cinema realista brasileiro, de um "neo-realismo carioca".

A espontaneidade dos diálogos e das interpretações e a caracterização de cada personagem do morro, que parece natural, fazem com que o mundo popular seja vivido a partir de dentro pelo espectador e não apenas visto de fora. Apesar de não se tratar de um registro direto, o caráter de documento social do filme se mantém nos momentos em que a câmera capta distraidamente pedaços da realidade e objetos do cotidiano.

Rio, 40 Graus traz várias seqüências que denunciam a exclusão social. Uma das mais sutis é aquela em que o casal de namorados Pedro e Judite caminham no calçadão do outro lado da praia de Copacabana e passam por uma vitrine com um grande painel da paisagem pela qual estão transitando, de maneira a sugerir que o casal se encontra, ao mesmo tempo, incluído e excluído da cidade do Rio. Estão excluídos quando se trata do "Rio cartão-postal".

O filme de Nelson Pereira dos Santos, ao voltar os olhos à cidade do Rio de Janeiro, um tema tão nacional, tem uma originalidade e foi sem dúvida um marco no cinema brasileiro, precursor do que seria depois o Cinema Novo.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке