10 Principais aplicações estratégicas utilizando Fusões e Aquisições

Описание к видео 10 Principais aplicações estratégicas utilizando Fusões e Aquisições

Acesse: https://valoreadvisory.com.br

Somos uma CONSULTORIA ESPECIALIZADA em M&A. Acesse nosso site ou ligue 08007424210.

Baixe nosso ebook: "Fusões & Aquisições de Empresas (M&A) - As 15 principais aplicações estratégicas", onde você terá um panorama sobre o Mercado de Fusões & Aquisições, as principais operações e exemplos e as principais aplicações estratégicas. Acesse https://valoreadvisory.com.br/ebook-f...

ou ligue 08007424210.

10 PRINCIPAIS APLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DE MERCADO
UTILIZANDO FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS.

1 - Crescimento não orgânico, onde empresas buscam crescimento acelerados através de aquisições, em: novos mercados, novos produtos, segmentos ou concorrentes. Considerando aquisições de outras empresas ou fusões estratégicas.
Os exemplos mais emblemáticos estão nas empresas que abrem seu capital na bolsa, pois elas captam pelo IPO com o plano de crescerem de maneira inorgânica. Podemos citar como exemplos: o Grupo GPS, Júlio Simões logísticas, Magalu entre outras.

2 - Oportunidades de mercado. Está estratégia também é bastante alavancada pela realização de IPOs, porém agora olhamos pelo ponto de vista das empresas que não são de capital aberto e estão no mercado. Principalmente para determinados segmentos como: tecnologia, saúde, educação, segurança, varejo, etc.
Pois, uma grande demanda por compra de empresa, de maneira natural poderá criar um ágio, pagando acima do valor de mercado e isso faz com que essa oportunidade convença a venda aos sócios que não tinham em suas estratégias vender.

3 - Inovação Aberta. Tem se mostrado ser a maneira mais eficaz de implantar o processo de inovação nas empresas. Quando uma empresa investe em uma startup com sinergias ao negócio atual, ela está apoiando sua reorganização para a nova economia. Acompanhar as inovações do segmento se tornando sócia de startups. Ou mesmo substituindo CAPEX por OPEX e investindo em inovação.

4 - Necessidade de crescimento rápido para abertura de capital (IPO). Desta forma, seja adquirindo novas empresas ou fazendo fusões, esse movimento irá fazer a empresa crescer e melhorar seus resultados visando a abertura.

5 - Capital intensivo. Existem várias empresas que são lucrativas, porém demandam necessidade intensiva de capital antecipadamente. E um dos caminhos para a melhor utilização desse resultado é a venda de parte das cotas sociais. Exemplos de negócios que demandam capital: tecnologia Saas, entretenimento, serviços financeiros, etc.

6 - Estratégia de atuação em outros países. Para empresas que já possuem uma expertise de serviço/produto, operação, venda e pós-venda em uma determinada região (um país por exemplo), e tem como estratégia expandir para outros países, poderá identificar uma outra empresa que tenha expertise naquela região e formar uma joint venture. Podemos citar como exemplo o grupo minerva que fez uma Joint Venture com uma empresa na china focando mercado de carne bovina.

7 - Elisão fiscal de compra ou venda de empresas do grupo. Uma das aplicações desta ferramenta é quando uma empresa é credora de um determinado imposto e não possui demanda suficiente para utilizar esses créditos. Desta forma, ao comprar uma empresa que tem o mesmo imposto a pagar, ela poderá utilizar de seus créditos para abater nos tributos a serem pagos.

8 - Sinergias estratégicas (CROSS SELLING). Os mercados estão cada vez mais evoluindo graças a comunicação acelerada, que permite operações com as sinergias mais diversas possíveis, seja pelos meios de influência digital, notícias e recomendações e outros meios que permitem um Cross Selling de produtos e serviços com empresas complementares. Uma referência que utiliza bastante essa estratégia é a Magalu, pois eles vêm adquirindo desde empresas de conteúdo (Canaltech) até empresas cursos online para aplicar aos Seller (Comschool).

9 - Novo segmento de mercado. Além da opção orgânica de atuação, é possível também acelerar essa entrada através da aquisição de uma empresa que já tenha expertise e vendas no novo segmento. Exemplo da aquisição do Iclinic pela Afya mirando o mercado de telemedicina.

10 - Processos de spin off. É muito comum uma empresa investir constantemente em seus produtos e serviços para melhorá-los desde à essência até a entrega e uso do cliente. Por isso muitas vezes esses esforços podem gerar novos produtos e serviços que não se encaixam com o core da companhia. Uma das formas para que esse novo negócio não se perca, é a realização de um spin off desta descoberta, ou seja, faz-se uma cisão do novo produto/serviço criando uma nova empresa e vendendo-a para o mercado.

Como foi possível constatar, existem inúmeras ferramentas para manter os negócios cada vez mais competitivos e bem utilizá-las permite colhermos bons frutos.

Somos uma consultoria especializada em processos de fusões e aquisições e estamos aqui para te assessorar. Acesse nosso site e saiba mais.

Entre em contato: [email protected] ou 0800 742 4210.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке