O Desastre de Bhopal

Описание к видео O Desastre de Bhopal

O vídeo de hoje vai falar sobre o acidente que aconteceu na cidade de Bhopal na Índia, no ano de 1984, a princípio pode parecer um vídeo histórico, mas na realidade ele tem mais relação com a química do Isocianato de Metila e sua toxicidade, a qual é muito alta, uma vez que esse composto faz parte da família dos venenos a base de cianeto.

Abaixo há um resumo do acontecido.

A década de 1980 foi muito atribulada no que se refere aos acidentes químicos pelo mundo todo. Nesse período aconteceram acidentes nucleares, como o de Chernobyl e o de Goiânia, mas também ocorreu um dos acidentes industriais mais tristes da história. No caso, foi o vazamento de um gás tóxico nas instalações da Union Carbide Corporation na cidade de Bopal no estado de Madia Praxede na Índia.
A cidade de Bopal se encontra na região central da Índia e hoje tem quase 1,8 milhões de habitantes. Sendo um centro cosmopolita bastante denso, uma vez que existem várias cidades satélites ao redor de Bopal.

Nessa região, foi instalada uma grande indústria química da antiga Union Carbide Corporation, uma empresa norte americana fundada em 1917, mas, a sua fábrica na Índia não era 100% americana, uma vez que 49% do controle ficava na mão dos bancos Indianos. Ou seja, os bancos indianos também tinham responsabilidade sobre a manutenção das instalações.
Essa indústria trabalhava com a produção de um composto extremamente tóxico, que é o Isocianato de Metila,
que entra na produção de inseticidas e do poliuretano. O Isocianato de Metila foi a primeira arma química a ser usada em uma guerra mundial.

Esse composto é sintetizado a partir de Carbamatos, também conhecidos por uretanos, que são ésteres do ácido carbâmico, sintetizados através de uma reação conhecida como esterificação. Os Carbamatos, ou uretanos, surgem quando o ácido carbâmico perde o hidrogênio ligado no oxigênio da estrutura do ácido carboxílico através da esterificação com um álcool.
O H+ do ácido com o OH do radical do álcool produz água e o que sobra do ácido e do álcool se ligam na posição de onde saíram os radicais H+ e OH-, formando assim o éster.

Se a estrutura possuir mais radicais, é possível sintetizar um polímero. Ou seja, um poliuretano, são vários uretanos juntos.
O Poliureano é muito usado na produção de espumas e borrachas, então possui um mercado muito amplo para seu uso.

Então, esse tipo de indústria era muito importante para o desenvolvimento econômico demográfico de uma região, tanto que a densidade populacional de Bopal era muito grande. E é até hoje.
O grande problema foi quando na madrugada do dia 3 de dezembro de 1984 ocorreu um vazamento do gás Isocianato de Metila na fábrica. O gás se expandiu e tomou conta de toda fábrica e em prazo de horas cobriu as pequenas cidades satélites de Bopal. E o desastre estava feito. O gás atingiu mais de 500 mil pessoas, sendo que em torno de 3000 pessoas morreram imediatamente e no prazo de duas semanas haviam mais de 8000 mortes.

O Isocianato de Metila reage com a água rapidamente, então órgãos como os pulmões e os olhos são afetados de forma irreversível. A asfixia causada por esse composto não pode ser sessada nem com o uso de aparelhos de oxigenação, já que os alvéolos são completamente entupidos. Não é à toa que esse gás foi usado como arma no passado, imagine como deve ser horrível morrer sego e asfixiado.

__________________________________________________________________________
Um dos meus livros favoritos foi escrito pelo grande Carl Sagan e se chama "Pálido Ponto Azul", se você tem interesse em entrar no mundo da divulgação científica, não perca seu tempo: https://amzn.to/3FfsOzP

Quer comprar um excelente celular? Pois então veja esse Xiaomi Redmi Note 11s 5G 128 GB Preto 6 GB de RAM: https://amzn.to/3EdZedc
__________________________________________________________________________

Redes sociais:
Facebook:   / cienciaquimica1  
Blog: https://licenciandoemquimica.blogspot...
Site sobre o meu doutorado: https://exposicaomuseal.wixsite.com/e...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке