Mitocôndria

Описание к видео Mitocôndria

#Biologia #Citologia #Mitocôndria
Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre a mitocôndria.

Roteiro do vídeo:
A mitocôndria é uma das organelas mais importantes do seu corpo, das suas células. Ela é importante pois faz um processo chamado respiração celular, que iremos abordar em uma outra aula, mas a história dessa organela é muito interessante, além de ser responsável por alertar as células sobre exposição a estresse ou substâncias químicas que podem danificar o DNA, além de já ser demonstrado que uma rede mitocondrial podem ajudar durante o processo de apoptose da célula.
Temos que salientar que a maioria dos organismos eucariontes tem essa organela, apenas um grupo de protozoa chamado Archezoa não as possui.
A mitocôndria já apareceu na cultura pop, sendo o tão debatido Midi-chlorian, uma espécie de mitocôndria para os Jedi, na famosa franquia Guerra nas Estrelas, que ao invez de sintetizar energia para a célula através da respiração celular, consegue sintetizar “A força”.
Mas como essa organela tão diferentona apareceu no nosso corpo? Existe uma teoria bastante interessante chamada teoria endossimbiotica, que foi formulada em 1981 por Lynn Margulis, e fala sobre a origem da mitocôndria nas nossas células, o cloroplasto nas células vegetais também, mas isso é assunto para outro momento. Então vamos contar uma historia para explicar essa teoria.
A muito tempo atrás, no famoso sopão primordial, vários organismos simples estavam vivendo ali, até que em um determinado momento, um destes organismos começou a sintetizar a luz solar com algumas moléculas de glicose para gerar energia, o resultado disso foi um elemento super toxico chamado oxigênio. Esse elemento foi mortal para os organismos da época, eliminando quase 90% dos organismos vivos. Mas houve alguns organismos que conseguiram lidar com ele e sobreviver a esse gás toxico e outros ainda fizeram melhor, pegaram o oxigênio e criaram uma forma de produzir energia dele, a famosa respiração celular, e esses organismos eram as proto-mitocondrias (uma mitocôndria ancestral). A produção de energia através de respiração celular era muito eficiente, muito mais do que as demais existentes (até hoje por sinal é uma das mais eficientes), e em algum momento na historia, uma célula maior eucarionte resolveu fagocitar as proto-mitocondrias e nesse momento ela percebeu que era muito melhor ao invez de comer essa pequena bactéria, talvez se associar a ela, oferecendo o necessário para a proto-mitocondria fazer seu trabalho de respiração celular e em troca recebendo energia já prontinha para seus processos metabólicos. Essa junção funcionou muito bem e dali surgiu um mutualismo entre esses dois organismos, que ficaram cada vez mais relacionados e se tornaram mais complexos, formando a grande maioria das células eucariontes de hoje em dia.
Algumas coisas suportam essa teoria, como a presença de um material genético próprio da mitocôndria e a presença de um DNA circular dentro dela, igual as bactérias, além de ter uma membrana dupla que comentaremos mais a frente.
E por fim, durante o processo de meiose ou mitose das células, a mitocôndria é uma das únicas organelas que não se reproduz associado com a reprodução da própria célula, ao contrário, ela se reproduz por conta própria através de fissão binária. Isso é tão verdade, que sua mitocôndria possui o material genético igual ao da sua mãe e não do seu pai, pois durante a fecundação, a mitocôndria do óvulo se reproduz sozinha e não está associada ao material genético do espermatozoide.
Tambem é importante dizer que o material genético delas atualmente é tão pequeno que não suportaria mais a vida solitária, ela esta super associada a célula eucarionte, ou seja, agora não tem mais volta.
Mas do que a mitocôndria é formada? Qual sua composição física?
Ela contém as membranas exteriores e interiores compostas de bicamadas de fosfolípidos e proteínas, mas elas têm propriedades bem diferentes uma da outra. As mitocôndrias, devido a esta organização de dupla membrana, possuem então cinco compartimentos distintos.
A membrana externa é a primeira estrutura, ela possui uma grande quantidade de uma proteína chamada porina, elas são interessantes e diferentes pois são proteínas grandes, que permitem que moléculas maiores passem por elas.
Temos também a membrana interna que é bem mais seletiva, possui poucas proteínas de canal e não possui poros, ela possui algumas invaginações para dentro da mitocôndria chamadas de cristas que vão aumentar a superfície dessa membrana, assim ela consegue fazer mais transportes de moléculas e de elétrons, que serão bem importantes no processo de respiração celular, que iremos abordar em uma outra aula.
Temos o espaço intermembranar que é o espaço entre as duas membranas, e uma vez que a membrana externa permite a entrada de moléculas grandes, devido as porinas, a membrana interna não deixa passar, logo algumas moléculas importantes ficam sempre armazenadas nesse espaço

Комментарии

Информация по комментариям в разработке