Prevenção combinada às IST/Aids

Описание к видео Prevenção combinada às IST/Aids

Com mediação de Sandra Vanessa Boaro, supervisora de Capacitação do Estado de SP do CIEE, nossa entidade recebeu, na última sexta-feira (12), Ivone de Paula, gerente da área de Prevenção do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo, Andreia Cantanhêde da Silva, instrutora de aprendizagem do CIEE – Polo Jundiaí, e as aprendizes Maria Eduarda Amato, do polo Centro – Unidade Ribeirão Preto/SP, e Vívia Ferreira, do polo Lagoa Nova – Natal/RN para o “Webinar CIEE – Prevenção combinada às IST/Aids”.

Para Sandra Boaro, a conscientização é primordial para a mudança de comportamento – neste caso, de valorização da vida: a própria e a do outro. “O comportamento de prevenção é também um ato de responsabilidade, que ainda não faz muito parte da nossa cultura. Com o pensamento de ‘comigo não vai acontecer’, o risco aumenta”, disse.

Em sua fala de abertura, a aprendiz Maria Eduarda comentou a necessidade de se buscar informações em canais oficiais, não somente nas redes sociais. “O ambiente familiar, às vezes, também não é acolhedor. Então por isso a importância de termos eventos como esse para tirar dúvidas”. A aprendiz Vívia seguiu na mesma linha, e pontuou: “As DST’s não são novas, mas continuamos tendo avanços de casos. É preciso alertar sobre as formas de se cuidar e de tratamentos, para que a gente não deixe banalizar sobre essas doenças tão perigosas”, disse.

Ivone de Paula iniciou sua fala ressaltando, justamente, a necessidade de se abordar a prevenção no dia a dia. “A prevenção faz parte da vida das pessoas. Entra na forma de vivenciar a sexualidade. O que nós, serviços de saúde, podemos fazer? Orientar. Não é algo prescritivo. A pessoa adere à prevenção, e deve gerenciar o próprio risco”, comentou sobre a importância da informação e conhecimento sobre riscos e métodos preventivos, uma vez que a decisão de se prevenir ou não pontua na autonomia de cada um. Ela também falou sobre ser essencial o teste de HIV para pessoas com vida sexual ativa. “Ele é feito nos serviços públicos de saúde, básicos e especializados, gratuitamente”, destacou.

Em um papo aberto para os milhares de jovens que acompanharam o webinar, ao vivo, ela relembrou ainda do preservativo como um dos métodos mais eficazes na prevenção de DST’s e IST’s, mas apresentou todas as demais possibilidades de prevenção e métodos combinados, para maior prevenção ao HIV, às IST e às hepatites virais.

Para a instrutora de aprendizagem Andreia da Silva, eventos como o realizado pelo CIEE oferecem uma atmosfera segura para a abordagem do assunto, para que os jovens se sintam à vontade para tirar dúvidas. “Nosso objetivo é criar um espaço leve, democrático, onde seja possível ficar à vontade para se expressar”, refletiu. “Nós entendemos que o jovem munido de conhecimento tem mais condição de desenvolver o pensamento crítico diante de situações vividas”.

O interesse pelo assunto e abordagem foi confirmado pelo alcance: no dia do evento, as mídias sociais do CIEE que transmitiram o webinar (Youtube, Linkedin e Facebook) registraram um total de visualizações/participantes de mais de 17 mil pessoas, assumindo a primeira posição de recorde de público dos eventos online do CIEE.

Realização: CIEE
Apoio: Mulheres da Verdade e CRT

Комментарии

Информация по комментариям в разработке