O que é Sódio / Cloreto de Sódio / Sal e Sódio
O sódio é um mineral e normalmente é encontrado na natureza com um outro elemento químico, o cloreto. O cloreto de sódio é o famoso sal de cozinha e ele possui 40% de sódio em cada grama.
A principal função do sódio é equilibrar a quantidade de água no organismo, juntamente com o potássio. Enquanto o sódio retém os líquidos, o potássio provoca a excreção, de modo que as células fiquem com a quantidade certa de água. Além disso, a dupla sódio e potássio participa de contrações musculares e do fornecimento de energia para o organismo.
Ele é encontrado em praticamente todos os alimentos, mas quando consumido em excesso pode causar aumento da pressão e doenças cardíacas.
Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a quantidade de sódio que deve ser consumida diariamente deve ser de apenas 5 g por dia para adultos saudáveis, o que equivale a uma colher de chá.
O sódio não é apenas encontrado em alimentos salgados, ele também está presente nos refrigerantes light e diet, que possuem quantidades expressivas dessa substância.
Enquanto 200 ml de refrigerante comum possui em média 10 mg de sódio, a versão light varia entre 30 e 40 mg. Assim, quem toma 1 litro de refrigerante light, consome 300 mg de sódio em um único dia, ultrapassando a quantidade ideal para a saúde.
O sódio é importante para a manutenção da saúde e tem como principais funções:
• Garantir equilibrado o pH do sangue;
• Favorecer os impulsos nervosos e a contração dos músculos;
• Melhorar a qualidade os impulsos elétricos do coração;
• Equilibrar a quantidade de água no corpo;
• Favorecer o funcionamento dos rins.
Mas além do sódio, o potássio também é importante para a saúde e o equilíbrio entre o sódio e o potássio no sangue é fundamental para que o corpo funcione corretamente. Quer saber mais do Potássio? Clique no carde acima e confira.
A falta de sódio no organismo pode levar a dor de cabeça, fraqueza muscular, vômitos, diarreias e até mesmo a arritmia cardíaca.
O consumo em excesso de sódio pode causar uma série de problemas de saúde.
Hipertensão: Como já foi dito, o sódio retém a água. Por isso, o excesso do mineral leva a grande quantidade de água no organismo, que aumentará a quantidade de sangue para os tecidos. Com mais sangues as artérias e veias se dilatam, aumentando de diâmetro. Assim temos o aumento da pressão arterial.
Problemas cardíacos: Com o aumento da quantidade de sangue, aumenta também o trabalho do coração. Afinal, é ele que terá que bombear o volume extra. Com o tempo, tanto esforço irá resultar em problemas cardíacos.
Problemas nos ossos: O sódio em excesso no organismo rouba o cálcio dos ossos, aumentando o risco da pessoa desenvolver problemas como osteoporose ou osteopenia.
Prejudica os rins: Com o excesso de sódio, os rins precisam expelir maior quantidade deste mineral e por isso trabalham mais. Com o tempo, isto pode levar a uma sobrecarga do órgão e prejudicar seu funcionamento.
Favorece o inchaço: A pessoa pode desenvolver inchaço devido ao excesso de sódio no corpo caso tenha outros problemas associados, como obesidade ou complicações cardíacas.
Excesso de iodo: Como o sal de cozinha também possui adição de iodo, pode ocorrer o excesso desta outra substância que favorece problemas na tireoide.
Infelizmente, a maioria dos brasileiros ingere mais sódio do que o orientado. Por isso, confira algumas estratégias para reduzir a quantidade do mineral no seu cotidiano:
• Coma a quantidade de calorias que você necessita, sem excessos. Afinal, quando a pessoa come duas porções de determinado alimento ao invés de uma, ela automaticamente dobra a quantidade de sódio
• Tente adicionar outros temperos ao invés do sal, como o limão, o azeite e outros
• O sal light também é uma boa alternativa, desde que a pessoa não tenha problemas renais. É importante ressaltar que ao consumir o sal light, não se deve aumentar a quantidade adicionada do tempo.
A melhor forma de diminuir o consumo de sódio diariamente é não consumindo refrigerantes, e usando menos sal para temperar. Um bom substituto do sal comum é o sal de ervas.
Outras dicas que podem ajudar são não ter um saleiro em cima da mesa, não temperar saladas com sal, não comer salgadinhos fritos ou biscoitos salgados ou batata frita, por exemplo. Além disso tudo, você precisa ter o hábito de ler os rótulos de todos os alimentos industrializados, procurando a quantidade de sódio presente.
Link Deste Vídeo: • O que é Sódio / Cloreto de Sódio / ...
Vídeos Recomendados:
POTÁSSIO. O que é Potássio?: • Potássio O que é potássio
Menopausa Sintomas, Cuidar / O Que é Menopausa?: • Superando a Menopausa: Conheça as dic...
#sodio
#funçãodosodio
#praqueserveosodio
Tags
doenças cardíacas, doenças renais, retenção de líquido, pressão alta, hipertensão, saúde do corpo, aliado sódio, vilão sódio, sódio, comida gordurosa, excesso de sal, sal nos alimentos, sal na comida, o que é sódio, sal e sódio, cloreto de sódio, 6qfq7SfIcapsline.
Информация по комментариям в разработке