Olá pessoal! #uva #videira #cultivo
Muito prazer, sou Diego Oliveira, o seu sitiante urbano.
Neste vídeo falaremos sobre a variedade de uva ISACL01, conhecida popularmente como Isabel Precoce. Abaixo seguem algumas das principais informações sobre ela:
Origem/História (fonte: Embrapa - comunicado técnico 54/2004): Essa brazuca é uma mutação somática espontânea, identificada e propagada em pequena escala pelo Sr. Armindo Pozza, em sua propriedade localizada na Linha Amadeu, município de Farroupilha/RS. Por indicação do Engenheiro Agrônomo Paulo Adolfo Tesser, em 1993, coletou-se material propagativo para avaliação deste clone nas áreas experimentais da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves/RS. As avaliações experimentais confirmaram as características gerais de comportamento agronômico e de produção da tradicional cultivar Isabel, bem como o caráter de precocidade observado na propriedade de Armindo Pozza. Com base nesses resultados ela passou a ser difundida por várias regiões do Brasil.
Cruzamento: Originário de mutação somática, sendo um “clone” selecionado.
Características: Alta resistência/tolerância à doenças (aqui na minha região ela sofre só um pouco com a ferrugem nas folhas); É uma variedade muito vigorosa; Uva de bagas redondas e de cor roxa; Os cachos são de tamanho pequeno para médio (150gr +-), sendo um pouco menores que os cachos da Isabel comum; Quando madura apresenta °Brix entre 15 e 16 (mas se bem cuidada ela pode chegar até 21 ºBrix); Uva de ciclo precoce (130-140 dias); Por seu ciclo mais curto, ela é mostra-se muito viável para a realização de duas podas anuais e, consequentemente, duas safras por ano; A maturação dos seus cachos é mais uniforme que a Isabel comum. É muito produtiva e se adapta bem a todas as regiões do Brasil.
Sustentação, formação e poda: Pode ser formada em Latada, Espaldeira e Y; Prefere poda curta (1 a 2 gemas), pois tem tendência de falhar brotações em caso de poda média para longa. Podas médias/longas e mista podem ser feitas, desde esteja em locais de clima temperado ou que se faça uso de produtos para quebra de dormência (cianamida hidrogenada, dormex, etc.).
Composição da planta: Por suas características pode ser plantada de pé franco (estaquia) para cultivo caseiro. No caso de muda enxertada, ela vai muito bem nos porta enxertos IAC 766, IAC 572 e IAC 571-6 (esses três mais na região Sudeste e Nordeste), IAC 313 e SO4 (esses dois mais na região Nordeste), o Paulsen 1103 e o 101-14 Mgt (na região Sul do Brasil).
Foto da folha e do fruto (idênticos aos da Isabel comum): / 908953137565444250
Uso: Suco, doces, geleias e vinho.
Produção safra 2023: Nossa planta em espaldeira produziu cerca de 1,7kg. Uma quantidade legal para o primeiro ano de produção.
Mais detalhes sobre ela (fontes):
https://www.embrapa.br/busca-de-soluc...
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digit...
Importante: Quando chegar a época da poda de produção, trago um vídeo mostrando como podar ela na espaldeira.
Se você quer tornar a sua casa (apartamento, etc.) em seu próprio sítio, venha comigo nessa empreitada.
Forte abraço e vamo que vamo meu povo!
Информация по комментариям в разработке