A adolescência e suas mudanças

Описание к видео A adolescência e suas mudanças

O começo da vida dos seres humanos ocorre dentro do corpo da mãe. Depois de nascer, vamos crescendo ao longo dos anos até chegarmos a um ponto em que o organismo para de se desenvolver e começa a envelhecer.
No início da adolescência, existe um período chamado de puberdade. Nesse período, o corpo da criança começa a se transformar no corpo de um adulto.
A puberdade começa por volta dos 11 ou 12 anos, mas pode acontecer antes ou depois. Não existe uma idade exata para essas transformações do corpo, e elas não ocorrem de uma hora para outra. Por isso, não é preciso ter pressa nem comparar seu corpo com o de outras pessoas de sua idade. Cedo ou tarde, todos passam por essas mudanças.
O que muda no corpo
As transformações da puberdade acontecem tanto nos meninos quanto nas meninas. Algumas dessas transformações são mais ou menos iguais para os dois, mas outras são diferentes.

Em ambos ocorrem:
Aceleração no crescimento
Aquisição da capacidade de reprodução
A pele fica mais oleosa e surgem cravos e espinhas
Produção intensa de suor
Aparecem pelos nas axilas, nas pernas e na região pubiana.

Nas meninas
As mamas começam a crescer
O quadril alarga e a cintura afina
Ocorre a primeira menstruação

Nos meninos
Os testículos e o pênis aumentam
Nesta fase os rapazes têm as primeiras ejaculações
A voz engrossa e as vezes fica desafinada


As mudanças da puberdade são importantes. Elas preparam meninos e meninas para a vida adulta. Isso inclui a capacidade de reprodução, isto é, ter filhos. E não é só o corpo que muda: com a puberdade, o adolescente se torna mais independente e passa por mudanças de interesses e de comportamento.
Ou seja, até que meninos e meninas se tornem adultos, eles precisam passar por um processo de amadurecimento tanto físico quanto emocional.

Tempo de mudanças
[...] o corpo começa a mudar sem muita explicação, e raramente é do jeito que se gostaria que fosse. Algumas coisas crescem demais, outras de menos. A menstruação vem muito cedo ou demora uma eternidade para dar o ar da graça. A pele lisinha começa a ser invadida por cravos e espinhas, e seus pelos (aqueles que você nem percebia que tinha) parecem tomar conta das suas pernas.
[...] Apesar de soar como mentira, acredite: nada disso é motivo para pânico e, tenha certeza, vai passar. [...] Mas, até lá, a dica é tentar não se preocupar tanto e aprender mais sobre o que está acontecendo com o seu organismo. Quanto mais você entender como funciona seu corpo, menos grilos vão aparecer por aí.
Jairo Bouer. O corpo das garotas. São Paulo: Panda Books, 2010. p. 6-7.



Texto retirado do livro “Aprender Juntos” Editora SM.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке