Fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram e escitalopram: quais as diferenças?

Описание к видео Fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram e escitalopram: quais as diferenças?

🩺 Como prevenir e tratar PRESSÃO ALTA, DIABETES, COLESTEROL ALTO e OBESIDADE?
🚨 Quer saber mais? Acesse agora o curso completo e descubra como transformar sua saúde!
🔥 Garanta já sua vaga no SAÚDE DE ELITE - o curso do Médico Para Toda Vida!
👉 Link aqui https://drcarlocunha.kebook.com.br/cu...

Qual a diferença entre sertralina e fluoxetina? O que é melhor sertralina ou fluoxetina? Qual a diferença entre paroxetina e fluoxetina? Qual o melhor antidepressivo: fluoxetina ou paroxetina? Qual a diferença de citalopram e escitalopram?

Esses cinco medicamentos que eu citei, fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram e escitalopram são antidepressivos da classe dos inibidores da recaptação da serotonina.

Link para o vídeos sobre a FLUOXETINA:    • FLUOXETINA: pra que serve? Qual seu E...   .

A fluoxetina você já sabe - tem um vídeo aqui do canal somente sobre ela (o link está aqui na descrição). Ela é a representante mais antiga da família - a irmã mais velha - nasceu nos Estados Unidos em 1987. E seus efeitos colaterais mais comuns são náusea, alterações no sono com insônia, redução da libido (eu falei sobre isso no outro vídeo), um retardo na ejaculação para os homens. Mas em geral são efeitos que aparecem no início do tratamento e vão embora com o tempo.

Em 1989, dois anos depois da fluoxetina, um laboratório dinamarquês lançou no mercado o citalopram. E a principal diferença do citalopram é que em princípio ele tem menos efeitos colaterais nessa questão dos sintomas sexuais.

A sertralina foi o terceiro medicamento dessa classe e apareceu lá em 1992. O perfil é muito parecido com o da fluoxetina. Mas a queixa de náusea é mais frequente e alguns estudos também mostraram melhores resultados no tratamento da depressão quando comparada com a fluoxetina.

Um ano depois, em 1993 veio a quarta irmã dessa família - a paroxetina. E na nossa balança de diferenças entre elas em princípio a paroxetina é um pouco pior nos efeitos adversos - causa mais sonolência e a disfunção sexual é mais frequente também; mas a eficácia como antidepresssivo se mostrou ser um pouco melhor.

O irmão mais novo dessa família é o escitalopram, surgiu em 2001 - o escitalopram tem praticamente a mesma genética do citalopram. A diferença está na potência. Pra você entender melhor é assim: 10mg de escitalopram apresentam a mesma eficácia de 40mg de citalopram. Essa é a diferença - porque quanto tomados em doses equivalentes, ou seja, uma cápsula de 10mg de escitalopram ou duas cápsulas de 20mg de citalopram (que fecham 40mg), o perfil de efeitos colaterais e de eficiência das medicações são muito parecidos.

Eu espero ter te ajudado a esclarecer as principais diferençlas entre esses cinco medicamentos que como a gente viu são da mesma família. Se gostou desse vídeo deixa seu like aqui prá mim, se inscreve no canal se ainda não for inscrita ou inscrito, e ativa o sininho porque toda semana tem vídeo novo - assim você recebe o aviso quando o vídeo for postado.

E não esquece: esse vídeo tem objetivos de educação em saúde e de passar informações. Em hipótese nenhuma ele substitui um atendimento profissional individual. Nunca tome ou altere suas medicações sem antes conversar com seu médico. As pessoas, os amigos, os vizinhos, todo mundo gosta de dar opiniões dizendo o que é bom prá isso, o que é bom praquilo; toma esse remédio aqui; a questão é que quando dá algum problema, principalmente problemas raros mas graves como a síndrome serotoninérgica por exemplo, aí a gente precisa saber o que está fazendo; e se uma complicação dessas acontecer a pessoa terá que buscar tratamento médico de emergência. Portanto, não faça nada sem a avaliação com seu médico - principalmente nessa área e com relação ao uso de medicamentos dessa classe.

*As informações contidas nos vídeos deste canal não pretendem nem estão implícitas em substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Todos os conteúdos, incluindo textos, gráficos, imagens e informações, contidos nestes vídeos servem apenas para fins de informação geral e não substituem uma consulta com seu próprio médico/profissional de saúde !*

Комментарии

Информация по комментариям в разработке