Maria Felipa de Oliveira - Interpretação do Patrimônio com Comunidade.

Описание к видео Maria Felipa de Oliveira - Interpretação do Patrimônio com Comunidade.

Maria Felipa de Oliveira é Heroína da Independência do Brasil na Bahia. Em 2011, o Senado Federal a incluiu num Projeto de Lei n° 535 para inscrever seu nome no livro dos Heróis da Pátria. Ela morou com a família do Visconde do Rio Vermelho, os Meneses, com a família Pimentel de Ubaldo Osório e João Ubaldo Ribeiro e num antigo Convento. Escreveram sobre a heroína, Ubaldo Osório, Xavier Marques, João Ubaldo Ribeiro, Edith Gama e Abreu, Betty Coelho, Filomena Orge e Rejane Mira. Em 2010, após oito anos de pesquisas, publiquei o livro "Maria Felipa de Oliveira - Heroína da Independência da Bahia". Maria Felipa era negra, alta e forte; descendente de sudaneses. Nasceu em 1779 e morreu em janeiro de 1873 na Ilha de Itaparica, localizada na Baia de Todos os Santos. Trabalhadora braçal, sendo pescadora, marisqueira e ganhadeira. Lutou bravamente entre 1821 a 1823, liderando mulheres e homens negros e indios.
A professora Filomena Orge desenhou o busto de Maria Felipa com base em pesquisas.
A metodologia da interpretação do patrimônio com comunidade, visa revelar das comunidades, os bens patrimoniais da história e cultura, mediante seus significados, sentidos e símbolos. Trata-se de uma metodologia emancipadora, na qual os atores sociais da própria comunidade são os únicos capazes de interpretar seus símbolos. Maria Felipa é o símbolo da liberdade alçada a Heroína do Brasil na Bahia.

A Autora: Eny Kleyde Vasconcelos Farias é Educadora, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), estudou no Estado de Israel, Professora Universitária, ensinou Psicologia na UFBA e História da Educação na Faculdade de Educação da Bahia, trabalha com a prevenção da violência, com a cidadania e com a interpretação do patrimônio com comunidade. Entre 1998 e 2010, pesquisou direta ou indiretamente em noventa e sete comunidades do Estado da Bahia, destacando-se Praia do Forte, Imbassaí, Guaibim / Valença, Ilhéus, Vera Cruz e em Salvador, na Península de Itapagipe e no bairro do Curuzu / Liberdade.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке