Mars Rover Landimg: Curiosidade da NASA

Описание к видео Mars Rover Landimg: Curiosidade da NASA

http://pt.euronews.com/ O maior robô já enviado ao espaço vai fazer uma aterragem espetacular em Marte. Se tudo correr bem, o Curiosidade da NASA, também chamado Laboratório Científico de Marte vai efetuar uma delicada missão de descida.


O que mais preocupa os engenheiros da NASA são os 7 minutos esperados de autêntico terror.

Duranta a descida, o robô passa de 21 mil km/hora para pouco mais de 2k para poder pousar no Planeta Vermelho. Se o Curiosity balançar demais, a missão, que custou 2.500 milhões de dólares, terá fracassado.

Os nova-iorquinos poderão seguir a aventura espacial em ecrãs gigantes em Times Square, com uma diferença de 14 m, tempo que as imagens demoram a chegar à Terra.

Matt Heverly. NASA Lead Rover Driver

"- Vamos fazer aterrar um veículo que pesa quase uma tonelada, ronda os 900 quilos, noutro planeta a centenas de milhares de quilómetros da terra...evidentemente é muito dificil."



A incerteza sobre o que se vai passar na segunda-feira persiste, apesar de todos os testes realizados.


Matt Herverly

"- Pode ser um mau dia em Marte. Por exemplo, pode haver vento que ímposibilite a aterragem. Há coisas que escapam ao nosso controlo por muito que tenhamos testado um número incalculável de subsistemas. Mas fica sempre algo por testar, como a gravidade em Marte e uma atmosfera tão ligeira como a desse planeta"



A expetativa é tal, que alguns Media norte-americanos comparam a aterragem do robô com a chegada do homem à Lua. O fascínio contagiou o público que se prepara para aceder ao jogo Mars Rover Landing, que permitirá aos jogadores controlar virtualmente o robô na superfície de Marte. A ferramente foi desenvolvida em parceria com a Microsoft e será disponibilizada, gratuitamente, no Xbox 360, a consola da companhia.


A missão do Curiosity em Marte vai durar dois anos a recolher e a analisar amostras de rochas para procurar água e indícios de vida microbiana no passado.

Sigam-nos:
No YouTube: http://bit.ly/zYBTAR
No Facebook:   / euronews.fans  
No Twitter:   / euronewspt  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке