6 Sinais e Sintomas de Alerta para Suspeita de Câncer Colorretal

Описание к видео 6 Sinais e Sintomas de Alerta para Suspeita de Câncer Colorretal

O câncer de cólon, ou sendo até um pouco mais amplo e correto, o câncer colorretal é o nome que se dá aos tumores malignos que englobam o intestino grosso. Você sabia que esse é o câncer mais frequente do aparelho digestivo? Sim, mais frequente que estômago, esôfago, fígado. E essa doença está também no grupo das neoplasias mais frequentes entre todos os tipos de câncer no mundo. Fica ali, em terceiro lugar; perdendo apenas em frequência para câncer de pulmão e mama.

E essa informação já nos justifica a ficar atentos a sinais que possam nos ajudar a identificar o mais cedo possível esse tipo de doença.

Então vamos lá: 6 sinais e sintomas que você precisa ficar atenta e atento e que, a partir deles, deve buscar avaliação médica. E deixa eu te salientar: se você apresentar esses sinais que eu vou comentar aqui, não significa que você tenha a doença, até porque esses sinais e sintomas também podem aparecer em pessoas com problemas como hemorroidas, verminose, úlcera de estômago; mas sim, significa que você deve, mais uma vez repito, buscar ajuda e apoio médico para uma melhor investigação. Ok?

Primeiro: sangramento nas fezes; e aqui bastante atenção: não necessariamente é um sangramento com sangue vivo; esse é até o menos frequente; o sangue nas fezes aqui aparece com uma coloração bem escurecida (às vezes até de coloração preta), é um sangue que está junto das fezes, um sangue "digerido" e também com um mau cheiro forte. Nesses casos precisamos ficar bastante atentos para esse diagnóstico diferencial envolvendo o câncer de cólon. E de forma geral o sangue vivo, que sai junto com as fezes ao evacuar, tende a ser mais relacionado a hemorróidas ou fissuras anais.

O segundo sinal de alerta que eu quero de passar é quando ocorre uma alteração nos seus hábitos intestinais: a pessoa passa a apresentar episódios de diarréia alternados com períodos de prisão de ventre. É isso que significa uma alteração do hábito intestinal. Cada pessoa tem seu hábito intestinal. Você que está me assistindo: vai ao banheiro uma vez ao dia; geralmente pela manhã; após o café da manhã; e faz isso praticamente todos os dias. As pessoas me dizem no consultório: "funciona como um relóginho doutor!"

Outra pessoa pode ir duas vezes; ou outro a cada dois dias; pode variar um pouco de acordo com a alimentação da pessoa naquele dia; mas em geral é assim. Pois esse é o hábito intestinal da pessoa.

E é isso que eu estou te falando aqui: uma alteração nesse hábito; intercalando períodos de diarréia com prisão de ventre, funciona como sinal de alerta.

Vamos lá; faltam quatro. Cansaço, fraqueza, debilidade: geralmente essas são manifestações mais avançadas; pois elas aparecem em decorrência de um quadro de anemia que a pessoa possa estar apresentando em decorrência de um tumor no intestino.

A lesão tumoral no intestino pode sangrar devagarinho, de forma lenta; mas essa perda de sangue, quando constante e com o passar do tempo pode desencadear uma anemia na pessoa doente e isso se manifestar como fadiga, cansaço, sonolência. E claro, eu não tô falando da pessoa estar assim um dia ou outro; muitas vezes a gente acorda cansado, dormiu mal, não conseguiu descansar completamente, teve um dia agitado... não é isso...

Eu tô falando daquela situação que a pessoa vem assim por um, dois meses; e pensa: ora bolas, o que está acontecendo? Parece que eu tô sem energia; parece que alguma coisa tirou minha energia pro dia a dia. É dessa situação de cansaço que eu tô me referindo.

Outra coisa: perda de peso involuntária. Uma coisa é você considerar que está acima do peso, iniciar um programa de reeducação alimentar, se alimentar melhor, começar a fazer atividade física e como bom resultado da sua mudança positiva e esforço percebe redução no peso. Isso é uma perda de peso voluntária - intencional.

Mas quando a pessoa percebe que está perdendo peso; fica com menos vontade de comer, perde o apetite, aí nessa situação estamos diante do que eu citei: a perda de peso involuntária ou não intencional.

O quinto é um sintoma que está mais relacionado com lesões ou tumores na parte final do intestino, no reto, mais próximo ao ânus. É o que nós médicos chamamos de tenesmo. É quando a pessoa tem vontade de evacuar, vai ao banheiro mas a sensação é que não teve o esvaziamento completo do intestino ou às vezes até a sensação de nem ocorrer a evacuação.
.
💠Dr Carlo Cunha
CRM-SC 14913
Medicina de Família e Comunidade RQE 9816
Epidemiologista Clínico
.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке