Por que eu não rezo os Mistérios Luminosos? Quem já acompanha o meu canal sabe que, de longe, a devoção que eu mais incentivo a TODOS os Católicos é o Santo Rosário de Nossa Senhora. Mas se alguém pergunta se deve rezar os Mistérios Luminosos, eu sugiro que não. Por quê?
Será só uma 'birra' contra tudo o que é moderno na Igreja, como alguns insinuam, ou existem motivos razoáveis para a recusa dessa sugestão - que NUNCA foi obrigatória para ninguém - feita pelo Papa João Paulo II? Confira!
00:00 Por que NÃO rezo os Mistérios Luminosos?
00:52 ''O Segredo Admirável do SS. Rosário'' - São Luís Maria Grignion de Montfort
02:04 Como foi a revelação do Santo Rosário?
06:30 A oração do Rosário é uma vã repetição? O papel da MEDITAÇÃO dos Mistérios
08:55 O Saltério de Nossa Senhora NÃO é uma criação humana. A essência do Rosário.
10:0 Os 15 Mistérios são uma invenção arbitrária? E a divisão dos Terços?
12:15 Por isso eu não rezo os Mistérios Luminosos.
14:50 João Paulo II deixou a LIVRE ESCOLHA dos fiéis a prática ou rejeição dos Luminosos.
16:27 "O que eu rezo na Quinta-Feira então?" - DESAFIO do História e Fé Católica!
São Luís Maria Grignion de Montfort, na sua obra 'O Segredo do Rosário' lembra 2 coisas: 1º Materialmente, a devoção ao Santo Rosário sempre existiu na Igreja, porque ela consiste na recitação do Pai-Nosso, da Ave-Maria e na Meditação dos Mistérios da Vida, Paixão e Glória de Cristo. Práticas tão antigas quanto o próprio Catolicismo.
Mas o Rosário tal qual existe hoje foi REVELADO por Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão em 1214, como uma arma de Combate em face da pior heresia já enfrentada pela Igreja até então: a Gnose dos Cátaros; cuja pregação subversiva ameaçava destruir a Cristandade por dentro.
Uma série de milagres narrados na obra de S. Luís atestaram o poder e a eficácia do S. Rosário, cujo papel na reforma da vida de piedade dos Católicos foi proporcional à conversão e vitória sobre os Cátaros.
O Rosário consiste no Saltério da SS. Virgem, um conjunto de 150 Ave-Marias, separadas em 15 dezenas que são precedidas de um Pai Nosso, e que guiam os fiéis na meditação de fatos da vida de Cristo. A Virgem fala dessa união da oração mental com a oração vocal do seguinte modo:
"Recitar 150 Saudações Angélicas é uma oração muito útil, é um serviço que muito me agrada. Muito mais útil, e muito melhor farão aqueles que recitarem as saudações com a meditação da Vida, Paixão e Glória de Jesus Cristo, pois essa meditação é a alma dessas orações."
(Cf. 'O Segredo do Rosário,' S.Luís Grignion, 21ª Rosa, nº 61)
E São Luís Maria Grignion de Montfort é incisivo sobre o caráter Sobrenatural da revelação e estrutura do Santo Rosário:
"O Saltério de Nossa Senhora é uma obra direta da Santíssima Trindade e [ele] não foi feito através de um instrumento humano.' (...) O Rosário é dividido em 3 Terços de 5 dezenas cada, para:
1º Honrar as 3 pessoas da Santíssima Trindade.
2º Honrar a Vida, a Morte e a Glória de Jesus Cristo;
3ª Imitar a Igreja Triunfante, ajudar a Igreja Militante e aliviar a Igreja Padecente.
4º Para imitar as 3 partes dos Salmos, cuja 1º é para a Vida Purgativa, a 2º para a Iluminativa, e a 3º para a Unitiva.
5º Para nos cumular de graças durante a vida, de paz na hora da morte, e de Glória na eternidade.''
Cf. 'O Segredo do Rosário,' S.Luís Grignion, 6ª Rosa, nº 23.
Assim, não é difícil perceber que a criação de um quarto terço (?) destrói TODO este simbolismo, conduz ao esquecimento do caráter de Saltério da Nova Aliança (que contém 150 Ave-Marias assim como o Saltério da Antiga contém 150 Salmos) e dá a entender que o Rosário é uma devoção feita por homens, uma vez que por homens pode ser modificada em sua essência.
Rejeitando os Mistérios Luminosos, estamos preservando a estrutura do Saltério da Nova Aliança e não incorrendo em nenhuma desobediência ao que foi proposto pelo Papa João Paulo II, que disse o seguinte:
''Considero, no entanto, que, para reforçar o espessor cristológico do Rosário, seja oportuna uma inserção que, embora deixada à livre valorização de cada pessoa e das comunidades, lhes permita abraçar também os mistérios da vida pública de Cristo entre o Baptismo e a Paixão.''
(João Paulo II, Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, 16 de Outubro de 2002.
****
Confira O ROSÁRIO MEDITADO conforme SÃO LUÍS GRIGNION:
https://docs.google.com/document/d/1x...
Ajude o canal com uma doação!
PIX: [email protected]
Ou
CAIXA - Agência 3880
Conta (poupança) - 971770249-2
LORENZO LAZZAROTTO
***
Já pensou em um curso de TEOLOGIA para LEIGOS com orientação TRADICIONAL e um custo MUITO BARATO?
CONFIRA a FORMAÇÃO CONTINUADA do Prof. Henrique Sebastião. diretor do site 'O Fiel Católico' e tenha acesso a aulas, apostilas e grupos exclusivos para estudo! https://p.eduzz.com/1327410?a=45291670
Информация по комментариям в разработке