No vídeo de hoje, o Dr. Jean fala sobre os benefícios no uso dos Métodos Anticoncepcionais Injetáveis, e também de seus efeitos colaterais. Esse é o sétimo vídeo de uma série sobre métodos anticoncepcionais que está sendo disponibilizada neste canal.
Os Anticoncepcionais Injetáveis já estão há muito tempo no país e são bastante conhecidos. Temos basicamente dois tipos, os de aplicação mensal, como o Mesigyna, e os de aplicação trimestral, com o Depo-Provera sendo o mais conhecido.
São métodos contraceptivos de alta eficácia, para o mensal a taxa é de 99,6% e para o trimestral a eficiência é de 99,8%, ambos muito semelhantes ao método anticoncepcional oral, onde a eficácia também é de 99,6%.
Seu mecanismo de ação consiste na aplicação de injeções mensais ou trimestrais, onde é injetado uma carga hormonal que infiltra a musculatura, e vai sendo liberada gradualmente, diariamente no organismo. O método de ação é semelhante a maneira do anticoncepcional convencional, evitando uma curva hormonal no cérebro responsável pela ovulação, e ressecando o tampão do colo do útero e também ressecando o endométrio, impedindo a passagem do espermatozoide.
Além do efeito contraceptivo, o principal benefício que os Métodos Injetáveis oferecem é a regularidade na proteção, já que o método não é passível de esquecimento, ao contrário das pílulas anticoncepcionais que precisam ser ingeridas todos os dias. Outros benefícios estão associados a diminuição da cólica e do fluxo menstrual, e no caso dos trimestrais principalmente, após algum tempo de uso boa parte das mulheres atingem o estado de amenorreia (param de menstruar).
Os efeitos adversos são semelhantes a dos outros contraceptivos que utilizam hormônios, com algumas mulheres apresentando dores de cabeça, enjoos ou mal estar com o uso. Além disso, a própria aplicação por injeção pode ser uma situação desagradável.
Para os métodos trimestrais principalmente, existem também relatos de ganho de peso e uma demora mais prolongada ao retorno da fertilidade após a interrupção do uso, onde para a maioria dos contraceptivos é de até 30 dias, algumas mulheres podem levar de 6 a 18 meses para o retorno da fertilidade após interromper o contraceptivo injetável.
Você também pode se interessar:
Implante Hormonal (Implanon), Benefícios e Efeitos Colaterais.
• Implante Hormonal (Implanon), Benefíc...
DIU Hormonal (Mirena e Kyleena), Benefícios e Efeitos Colaterais.
• DIU Hormonal (Mirena e Kyleena), Bene...
Anel Vaginal Anticoncepcional (Nuvaring).
• Anel Vaginal Anticoncepcional (Nuvari...
Acompanhe pelo Instagram:
/ femmeclinicamedica
Acesse o nosso Site:
http://www.femmeclinica.com.br/
Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Médico Ginecologista. Londrina e Rolândia – Paraná
__
#anticoncepcional #contraceptivo #bemestar
Информация по комментариям в разработке