BB | Clube de Leitura CCBB 2022 - 10º Encontro – Graciliano Ramos - Vidas Secas

Описание к видео BB | Clube de Leitura CCBB 2022 - 10º Encontro – Graciliano Ramos - Vidas Secas

Autor: Graciliano Ramos

Livro: Vidas Secas

Convidado: José Castelo
 
O Clube de Leitura do CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. As obras são selecionadas via Twitter e o bate-papo acontece na Biblioteca do CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores em três eixos, obras-primas da literatura universal, modernos & contemporâneos e escritores ao vivo, este último com a participação dos próprios autores comentando suas obras. A programação é inteiramente gratuita.

Sobre o livro:
Vidas Secas é um romance fundamental, sucesso de crítica e de público. Best-seller, figura entre os livros mais importantes e influentes da literatura brasileira, tendo ganhado, em 1962, o prêmio da Fundação William Faulkner (EUA) como livro representativo da Literatura Brasileira Contemporânea. Também conquistou um enorme número de leitores, tendo vendido mais de um milhão e meio de exemplares, enquanto é leitura obrigatória em escolas, concursos e em vestibulares das melhores universidades do Brasil.

O autor narra a história de uma família de retirantes nordestinos, que, atingida pela seca, é obrigada a perambular pelo sertão em busca de melhores condições de vida. A obra pretende mostrar a tirania da terra cruel atuando sobre o homem.

Sobre o autor:

Graciliano Ramos (1892-1953) foi um escritor e jornalista brasileiro pertencente à segunda fase do modernismo, denominada de fase de consolidação (1930-1945).
Suas obras, embora tratem de problemas sociais do Nordeste brasileiro, apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as tornam de interesse universal.
Seus livros foram traduzidos para vários países e "Vidas Secas", "São Bernardo" e "Memórias do Cárcere" foram levados para o cinema. Recebeu o Prêmio da Fundação William Faulkner, dos Estados Unidos, pela obra "Vidas Secas".

Sobre o convidado:

José Castello nasceu no Rio de Janeiro, em 1951. Biógrafo de Pelé, Vinicius de Moraes e João Cabral de Mello Neto, crítico literário, cronista, romancista e jornalista, mestre em comunicação pela UFRJ, inicia sua carreira jornalística na década de 1970. Na segunda metade da década de 1980, afirma-se como produtor de críticas, reportagens e resenhas literárias para o Jornal do Brasil e para O Estado de S. Paulo. Publica "Inventário das sombras" (Record, 1999) com entrevistas com vários escritores, como José Saramago, Clarice Lispector e Nelson Rodrigues, além de relatos dos encontros com o artista plástico Arthur Bispo do Rosário. Em 2001, aventura-se na ficção em "Fantasma" (Record), uma ficção de suspense ambientada na capital paranaense, onde Castello reside desde 1994. Em 2007, publica "A literatura na poltrona" (Record), resultado de suas experiências com oficinas literárias e de jornalismo cultural. Em 2010, pela editora Bertrand Brasil, publica "Ribamar", vencedor do prêmio Jabuti (CBL) de romance, em 2011. Em 2012, lançou "As feridas de um leitor", também pela Bertrand Brasil, e é um seguidor de Graciliano Ramos em suas investidas literárias.

Sobre a mediadora

Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles "Caderno de Outono", finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке