No vídeo de hoje, saiba tudo sobre a excelente notícia que tivemos esta semana, a empresa brasileira privada Avibras, construtora da famosa família de sistemas de artilharia de foguetes de saturação de área Astros, e empresa que também está na fase final de desenvolvimento de um míssil tático de cruzeiro, o AVTM-300, que já está até realizando testes de tiro com a nova arma.
Esta empresa que orgulha a nós brasileiros, participou de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos, Finep, que é um órgão do governo federal brasileiro vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, destinado ao financiamento de ciência e tecnologia no país.
E neste edital de inovação para a Base Industrial de Defesa, que incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de Defesa, foram apresentados 42 projetos de diversas empresas da Base Industrial de Defesa, sendo que oito destes projetos foram classificados dentro do limite de recursos disponibilizados, o que significa que o governo vai financiar os seus projetos de novos armamentos e sistemas militares,
E o projeto da Avibras, dentro desta disputa, foi classificado em terceiro lugar, garantindo que seu projeto será em parte custeado pelo governo. Mas que projeto é este da Avibras. É simplesmente um projeto relacionado ao desenvolvimento de um sistema de guiamento, controle e navegação para aplicações em mísseis e foguetes com a proposta de desenvolver a Unidade de Auxílio à Navegação para Mísseis Balísticos.
Ou seja, não tem correlação direta, com o outro produto da Avibras, o AVTM-300, que é um míssil tático de cruzeiro, que em primeiro lugar, já tem o seu sistema de guiamento pronto, pois já foram feitos até testes bem sucedidos de tiro com os primeiros protótipos, e segundo e mais importante, o AVTM-300 é um míssil de cruzeiro, e a trajetória de um míssil de cruzeiro é totalmente diferente da trajetória de um míssil balístico.
Um míssil de cruzeiro, tem uma trajetória paralela ao solo, já um míssil balístico, tem uma trajetória em arco, entre o sistema lançador e o alvo, por tanto, necessitam de sistemas de guiamento diferentes para cumprir seu propósito.
E o projeto vencedor da Avibras é bem claro, fala em míssil balístico, e não em míssil de cruzeiro, afinal, um míssil de cruzeiro é um produto que a empresa já possui em sua fase final de desenvolvimento.
Conforme explicou Màrio Corrêa, responsável técnico e idealizador da proposta da unidade de auxílio. “O objetivo é criar um sistema capaz de guiar o míssil balístico em sua trajetória até o alvo através de Sensores Micro Electro Mechanical Systems (MEMs), e algoritmos não lineares, que são inovadores.”
Para o desenvolvimento do projeto, a Avibras receberá como aporte da Finep, R$ 14.935.529,92 ao longo de três anos. Os trabalhos iniciam já neste primeiro semestre de 2023.
A proposta inovadora do projeto, foi construída dentro do Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI), a embaixada de tecnologia e inovação da empresa e de acordo com a estratégia de negócios da empresa. Também terá a participação do Centro de Pesquisa Von Braun, importante instituto de parceria do relacionamento com o EATI, destacou Luiz Gentil, gerente do EATI.
Cabe ressaltar que mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos tem propósitos e missões distintas, e por isso é extremamente importante, que nosso país, também tenha em seu arsenal mísseis balísticos, e muito mais importante ainda é ter a tecnologia para projetar e construir.
Assista ao vídeo e saiba todos os detalhes.
Olá combatentes! Eu sou o Luiz Henrique, veterano das forças armadas e criador de conteúdo do canal Top Militar LHB, siga-me nas redes sociais do canal através dos links abaixo:
Instagram: / topmilitarlhb
Canal Telegram: https://t.me/TopMilitarLHB
Grupo de conversas sobre Defesa no Telegram https://t.me/+ufJQFiiYyZsxMDcx
Twitter: / top_lhb
Contato para parcerias:
E-mail: [email protected]
Whatzapp: (21) 981668482
Agora você que curte os vídeos patriotas do canal Top Militar LHB, pode se tornar nosso aliado, fazendo doações voluntárias para ajudar na continuidade do nosso trabalho, que além de patriotismo, demanda também tempo, esforço e investimento, nos apoie através da chave PIX: [email protected]
Conheça as playlists do canal:
/ topmilitarlhb
#marinha
#exercito
#fab
Atenção: As fotografias e filmagens que serviram para ilustrar este vídeo, não são de autoria do canal, foram captadas da internet, e seus autores estão normalmente indicados com a logomarca da pessoa jurídica detentora dos direitos autorais, quando esta inseriu sua logomarca no vídeo original.
Se você é o proprietário dos direitos autorais de alguma destas imagens e não deseja que elas sejam publicadas aqui, ou deseja que a autoria das imagens seja explicitada, por favor entre em contato conosco.
Информация по комментариям в разработке