Você conhece a Erva Cidreira?
Uso popular: Utilizada pela medicina popular como antiespasmódica, digestiva, cólicas, diarreia, dispepsia, estomatite, indigestão, flatulência, náuseas e vômitos, carminativa, calmante e ansiolítica, emenagoga, antiasmática, sudorífera, hipotensora, estimulante e aperitiva. Indicada para enxaqueca e como cicatrizante, além de gripes e resfriados.
Partes usadas: Folhas e inflorescências.
Composição química: Existem vários quimiotipos. Dr. Alonso (2002) coloca as composições encontradas no centro e norte do Brasil e também no Paraná. Neste estado, os componentes maijoritários são y-terpineno (47,71%), cimeno (8,65%), B-cariofileno (7,23%), mirceno (1,32%), geraniol (0,69%), nerol (0,39%). Lorenzi e Matos (2002) separam as cidreiras encontradas no Ceará em três quimiotipos fundamentais: o primeiro, caracterizado por teores elevados de citral e mirceno; o segundo com teores elevados de citral e limoneno; e o terceiro com teores elevados de carvona e limoneno.
Ações farmacológicas: Estudos em humanos revelaram o efeito antiespasmódico. Um estudo em ratos demonstrou que a fração não volátil (rica em flavonóides) extraída das folhas apresentou efeito sedativo e miorrelaxante. Também em ratos, os componentes do óleo essencial pertencente a quimiotipos ricos em citral, B-mirceno e limoneno demonstraram efeitos relaxantes e sedativos. Em outro estudo, foi demonstrado atividade analgésica do extrato hidroalcóolico das folhas secas, em ratos.
Um estudo com um quimiotipo de L. alba e a carvona, constituinte principal deste quimiotipo, mostrou atividade ansiolítica para a planta e a carvona.
Um estudo mostrou redução da intensidade e frequência da cefaleia com quimiotipo geranial-carvenona.
Mostrou atividade contra herpes simples tipo 1.
Interações medicamentosas: Em um estudo com coelhos, foi relacionado uma possível hepatoxicidade com a associação de e Lippia alba e paracetamol (Alonso, 2004).
Efeitos adversos e/ou tóxicos: A decocção fresca (12-20 g/L), por via oral, em doses de 120-240 mL por um tempo máximo de 720 mL/dia durante 15 dias, não produz efeitos adversos significativos, clinicamente evidenciado, em 1000 pacientes com tratamento terapêutico. (CARBALLO A, 1994) Uma usuária, ao ser sugerida melissa para insônia relatou que lhe causava sonhos ruins.
Contraindicações: Visto que na Argentina, a planta é indicada como abortiva, e ante a falta de dados confiáveis de inocuidade, não se recomenda seu emprego durante a gestação e lactação.
Observações: Em Florianópolis, há dois quimiotipos comuns, sendo o primeiro denominado popularmente de melissa(folhas e flores menores), mais indicado em casos de ansiedade e insônia, e o segundo, denominado popularmente de salva (folhas e flores maiores ), ou salva-da-gripe, indicado para problemas respiratórios ; as duas tem cheiros diferentes.
Quer aprender mais sobre PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde)?
📌Perdeu os episódios anteriores?
1) • Uncaria tomentosa - Unha de Gato, Que...
2) / bvcvnlvg9d
3) • Chenopodium ambrosioides L. - Mastru...
4) • Hypericum perforatum - Erva de São Jo...
5) • Curcuma longa - Açafrão - Quem sou e...
6) • Bauhinia forficata - Pata de Vaca - (...
7) • Momordica charantia - Melão de São Ca...
8) • Zinnia spp. - Zínia - (Episódio 8)
📌Inscreva-se no Canal: Yin e Yang Saúde em Movimento
no YouTube (Nossa meta: chegar aos 1000 inscritos).
📌Ative o sininho para saber das novas postagens (semanalmente teremos pelo menos um vídeo novo da série Quem sou eu? e outras produções do Canal).
📌Siga-nos nas nossas redes sociais:
Daniela Felix Fitoterapia: / danielafeli. .
EpicSaude: / epicsaude
Fonte: https://hortodidatico.ufsc.br/salvame...
#fitoterapia #fitoterapiaclinica #fitoterapicos #pics #ervacidreira #praticasintegrativasecomplementares #farmacêutica #plantasmedicinais #plantasmedicinales #phytothérapie #phytotherapy #terapiaholistica #oms #who
Информация по комментариям в разработке