O poder de transformação do mercado literário:impacto do livro nas pessoas | BIENAL DO LIVRO SP 2022

Описание к видео O poder de transformação do mercado literário:impacto do livro nas pessoas | BIENAL DO LIVRO SP 2022

Tema da palestra:

O poder de transformação do mercado literário: o impacto dos livros nas pessoas

Palestrante (s): Lucia Riff, Maria Fernanda Rodrigues, Livia Vianna, Tiago Ferro

Mediação: Fabio Uehara

Sobre os participantes:

Lucia Riff é psicóloga e fundou a Agência Literária Riff em 1991. Desde então, representa escritores e escritoras brasileiros para o Brasil e o exterior, sejam renomados ou novos talentos, além de um amplo grupo de agências literárias e editoras de todo o mundo para o mercado de Língua Portuguesa. Os Riff – Lucia, Laura e João Paulo – e a equipe da Agência trabalham no Rio de Janeiro. Lucia atua no mercado editorial e com direitos autorais e de imagem desde 1983.

Maria Fernanda Rodrigues é jornalista e repórter de literatura e mercado editorial do jornal O Estado de S. Paulo, onde assina, também, as colunas Um Livro Por Semana e Babel. Foi editora do PublishNews e assessora de imprensa de editoras e eventos culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e a Jornada de Literatura de Passo Fundo. Tem pós-graduação em Semiótica e Psicanálise pela PUC.

Graduada pela PUC-Rio (Letras e Jornalismo) e pós-graduada pela UERJ (Literatura Brasileira), Livia Vianna atua no mercado editorial há 14 anos. Desde 2018, é editora-executiva do Grupo Editorial Record à frente de da Civilização Brasileira, Paz & Terra, José Olympio e Rosa dos Tempos — além de ser responsável pelos livros digitais (e-book e audiobook) de todo o Grupo Record. Edita autores como Harper Lee, Pablo Neruda, Rachel de Queiroz, Michel Foucault, Alice Walker, Paulo Freire, Carlos Drummond de Andrade, dentre outros nomes de grande prestígio.

Tiago Ferro nasceu em São Paulo, Brasil, em 1976. Crítico, editor e escritor, é um dos fundadores da editora de e-books e-galáxia e da revista de ensaios Peixe-elétrico.Colabora com textos sobre cultura para a Folha de São Paulo, revista piauí, entre outros.
Mestre em história social pela Universidade de São Paulo, atualmente pesquisa a obra do crítico literário Roberto Schwarz no programa de doutorado da mesma universidade.O pai da menina morta, seu romance de estreia, venceu o Prêmio Jabuti categoria romance e o Prêmio São Paulo de Literatura categoria romance de estreia e teve edições em Portugal, Colômbia e Argentina. Designer gráfico, marido e pai. Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commerce, e-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de conteúdo da Tocalivros. Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor, e apresenta o Podcast do PublishNews semanalmente. Fez a produção do É Noia Minha da Camila Fremder e atualmente produz e edita Uma estrangeira, o podcast da Gabi Oliveira. Também tem o podcast pessoal Lanterna de papel. Tendo produzido mais de 250 episódios de podcasts e contando.Também é professor na Labpub de edições digitais, ebooks e audiobooks.

Este vídeo faz parte de uma série de 26 palestras que aconteceram durante a Bienal do Livro de São Paulo entre os dias 02 a 10 de julho de 2022 no espaço do Kindle Direct Publishing (KDP) do estande da Amazon Brasil.

Para mais informações sobre o KDP, acesse: https://kdp.amazon.com/pt_BR/

Комментарии

Информация по комментариям в разработке